Fred Moraes
Única News
Após um namoro de meses, os partidos União Brasil (UB) e Progressistas (PP) chegaram a um acordo e agora devem selar nos próximos dias a federação política visando as eleições gerais de 2026. Conforme a CNN Brasil, o anúncio oficial da federação será feito na próxima terça-feira, às 15h, em Brasília.
Em Mato Grosso, o presidente do União Brasil é o governador do Estado, Mauro Mendes. Já pelo Progressistas, quem comanda a sigla no Estado é o deputado Paulo Araújo.
Em nível nacional, o União tem como presidente Antônio de Rueda, que deve ser o escolhido para presidir a federação. Já o PP nacional tem como presidente Ciro Nogueira.
Com o acordo selado, as duas siglas, que tornará uma, denominada ‘União Progressista’ e promete abalar o cenário do Congresso Nacional tornando-se a maior agremiação com deputados federais e senadores, além disso representarão mais tempo no orçamento partidário e tempo de televisão no tabuleiro eleitoral de 2026
Pela lei atual, o modelo de federação impõe aos partidos um tipo de parceria que deve durar no mínimo quatro anos. Isso é diferente de coligação, quando a combinação se dá apenas durante as eleições.
Com a federação firmada, os partidos dividiram os diretórios estaduais espalhados pelo Brasil conforme sua representação no Estado. Mato Grosso, por exemplo, quem comandará as decisões finais da sigla será a ala União Brasil, principalmente por ter um governador eleito, um senador, um deputado federal e quatro deputados estaduais, enquanto o PP possui apenas um deputado estadual.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3