Ari Miranda
Única News
A cidade de Cuiabá está vivenciando o mês de abril mais chuvoso dos últimos 64 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Desde o dia 1º de abril até a tarde desta quinta-feira (24), data da última chuva registrada neste mês até agora, a capital de MT registrou um acumulado de aproximadamente 294 milímetros de chuva.
Para se ter uma ideia, o fenômeno, incomum para um início de outono em Mato Grosso, onde costumeiramente há a redução das chuvas e início do período de estiagem, fez com que entre as 9 da manhã do dia 21 (segunda-feira) e 9 horas do dia 22 deste mês, Cuiabá registrou 45 mm de chuva - volume que ficou entre os dez mais elevados do país neste período, conforme medição do Inmet.
Além disso, a forte tempestade do dia 8 de abril - aniversário de Cuiabá - conforme o Inmet é a maior chuva registrada no Brasil em 2025, onde 92,9 milímetros de chuva caíram, deixando várias ruas e avenidas alagadas, causando transtornos e diversos prejuízos.
E COMO EXPLICAR TANTA CHUVA?
As chuvas na Baixada Cuiabana e outras regiões de MT têm, de forma geral, uma redução com a chegada do Outono, que neste ano começou em 20 de março. Em épocas comuns, as últimas chuvas do estado na temporada são registradas geralmente até a segunda semana de Abril, dando início ao período de estiagem.
Porém, segundo o Instituto, a circulação de ventos sobre a América do Sul em abril está mantendo o fluxo de umidade vindo do Norte do Brasil, tornando as chuvas em Cuiabá e outras regiões do estado mais persistentes do que o normal.
Outra situação verificada é que, até agora, o sistema de Alta Pressão Subtropical do Atlântico Sul (ASAS), fenômeno responsável por reduzir a umidade relativa do ar e inibir a formação de nuvens, não tem conseguido se estabelecer pelo interior do Brasil, assim como ocorre durante o mês de abril. Com a grande disponibilidade de nuvens, umidade em alta e a atmosfera quente, comum na capital mato-grossense, as nuvens acabam se formando facilmente, provocando assim as pancadas de chuva.
Foto: Reprodução

Avenida Tenente-coronel Duarte, a "Avenida da Prainha", no centro de Cuiabá.
NÃO PARA POR AÍ
Abril ainda não terminou, e a chuvarada em Cuiabá e outras regiões do estado também não. Até a próxima quarta-feira (30), fechamento do mês, o tempo quente e úmido seguirá predominando absoluto em Cuiabá e na vizinha Várzea Grande.
Além disso, o Inmet emitiu dois alertas de chuvas intensas para o estado de MT na manhã desta sexta, sendo um de nível amarelo, que abrange a baixada cuiabana, oeste, médio norte e nordeste do estado; e um de nível laranja (perigo potencial) para as regiões leste, sul, norte e noroeste de Mato Grosso.
Em Cuiabá segundo a previsão, as pancadas de chuva poderão cair a qualquer hora do dia ou da noite, com possibilidades de quedas de raios e termômetros oscilando entre os 23 ºC e 31 ºC.
Em Alta Floresta, cidade localizada na região em alerta laranja de chuvas, a 838 quilômetros da Capital, a umidade permanecerá em alta até o fim do mês, favorecendo a formação de nuvens e pancadas de chuva intensas. Mesmo com a chuva, as temperaturas serão mais altas que em Cuiabá, girando na casa dos 22 ºC e 36 ºC.
A mesma situação registrada no extremo norte de MT se repetirá em Rondonópolis (218 Km de Cuiabá) no sul, onde fortes chuvas prometem cair a qualquer hora do dia ou da noite até o final de abril, e temperaturas de 22 ºC e 36 ºC
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3