Revista Quem
Única News
Uma nova análise pericial, produzida por Mario Gazziro, coordenador do Laboratório de Computação Forense da Universidade Federal do ABC e concedida com exclusividade à revista Fórum, deu detalhes que reforçam a suspeita de falsificação em uma assinatura atribuída à apresentadora Ana Hickmann.
A publicação informou novos desdobramentos sobre o caso, que diz respeito a um empréstimo de R$ 730 mil feito junto ao Banco Daycoval, que cobra a dívida que, atualmente, ultrapassa R$ 1 milhão (em valores atualizados), envolve a ex-gerente da apresentadora, Claudia Helena dos Santos, acusada de ter falsificado a assinatura de Ana em documentos bancários.
Procurada por Quem, Bruno Ferullo, advogado de Alexandre Correa e Claudia Helena dos Santos, disse, em nota, "que o laudo pericial particular apresentado por Ana Hickmann não tem qualquer validade, uma vez que já há juntado ao processo laudo pericial oficial concluindo que a assinatura de Ana Hickmann em documentos relacionados a um empréstimo é autêntica."
Segundo a revista, as análises grafotécnicas realizadas pelo instituto de perícias Del Pichia e analisadas por Mario Gazziro -- juntamente com sua equipe forense -- apontam discrepâncias significativas entre a assinatura original de Ana Hickmann e a suposta falsificação, além de semelhanças gráficas entre a assinatura contestada e a de Claudia.
De acordo com a Fórum, a assinatura em questão foi comparada com três exemplares: a assinatura original de Ana Hickmann, a suposta falsificação encontrada no contrato do banco e a assinatura de Claudia. O estudo detalhado revelou que a falsificação não conseguiu reproduzir traços característicos da assinatura de Ana, como a junção do sobrenome e o destaque das letras "A" e "L" (referentes a Ana Lúcia, nome completo da apresentadora).
Em compensação, a assinatura contestada apresentou traços que remetem à grafia de Claudia, como a abreviação da letra "H", presente em seu nome completo (Claudia Helena dos Santos), mas ausente no nome de Ana Hickmann.
A publicação informou que um dos pontos relevantes da análise é o fenômeno conhecido como gladiolagem, que é a tendência da escrita de afunilar em relação à linha de pauta. Esse fenômeno foi claramente observado na assinatura original de Ana Hickmann. A assinatura contestada, no entanto, não apresentou esse padrão. A assinatura de Claudia também não apresenta o fenômeno da gladiolagem, por estar sempre paralela à linha de pauta, assim como a assinatura falsificada.
Outro aspecto destacado no laudo, segundo a Fórum, é a presença de um duplo laço na parte superior da letra "H" na assinatura contestada, característica que não aparece na assinatura original de Ana, mas que é presente na assinatura de Claudia. Além disso, a análise apontou que o falsificador, ao tentar reproduzir o "A" e o "L" do nome de Ana, inconscientemente trouxe traços de sua própria identidade gráfica, aproximando-se mais do "H" de Claudia do que das iniciais da apresentadora.
Com base nas evidências apresentadas, a nova análise dos laudos concluiu que a assinatura contestada não corresponde à assinatura original de Ana Hickmann e reforça a suspeita de falsificação.
Relembre o caso
No total, Ana Hickmann acusa Alexandre Correa de forjar 48 assinaturas suas. De acordo com a defesa da apresentadora, Claudia Helena dos Santos "realizava as imitações de forma tão costumaz e despreocupada, que praticamente 'criou' uma assinatura para ser atribuída a Ana Lúcia Hickmann". Assinaturas de Ana teriam sido forjadas para contratos com os bancos Safra, Itaú e Daycoval. Na ocasião, o ex da apresentadora negou as acusações e afirmou "não haver como comprovar que as assinaturas foram ou não feitas" por Ana Hickmann.
Na época, Claudia Helena também negou que tenha falsificado as assinaturas da ex-patroa. "Isso me indignou muito. Eu nunca assinei nada. Qual interesse eu teria de assinar um contrato em nome da Ana, para o dinheiro ir para empresa e conta da Ana? Que benefício eu tenho com isso? Nenhum!”, questionou ela em entrevista para o jornalista Ricardo Feltrin.
Cláudia seguiu afirmando que não foi responsável por nenhum desvio. "Eles têm todo meu sigilo bancário, e não encontraram nenhum centavo. Porque não existe, eu nunca desviei nada e nunca roubei nada. Eu não acordava para roubar, eu acordava para servir a Ana. Eu servi por esses 18 anos. Eu fui mandada embora por telefone…", contou ela.
Durante a entrevista com Ricardo, a ex-assessora também alegou que Ana Hickmann a pressionou para escolher de que lado ficaria: o da apresentadora ou o de Alexandre Correa. "Estava eu, ela e um segurança, e ela disse: ‘Vai chegar a hora que você vai ter que se decidir de qual lado você vai ficar’. Eu te respondo, Feltrin, eu fico do lado da verdade", afirmou.
FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!