Fred Moraes
Única News
O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), anunciou que seu grupo optou por não lançar nenhum nome para a presidência estadual do partido e deve caminhar em apoio a ex-deputada federal Rosa Neide para suceder Valdir Barranco.
Ao Única News, Lúdio disse que sua decisão foi tomada após debates internos destacando a necessidade de evitar disputas internas e concentrar esforços na construção de uma chapa forte para o diretório estadual, querendo fortalecer a figura do partido, que na eleição municipal não elegeu nenhum prefeito em Mato Grosso.
“Não recuamos, na verdade, assim, vocês lembram que da última vez que nós falamos a respeito disso, olha, o meu esforço vai ser o de busca de unidade partidária. A Rosa lançou o nome dela como candidata à presidenta, com todas as qualificações que ela tem para cumprir essa tarefa, e nós decidimos, na verdade, nós estamos amadurecendo, é uma decisão pessoal minha, mas ainda é uma decisão a ser debatida coletivamente, apoiá-la para a presidência do PT. Não tem sentido uma disputa pela presidência. vamos apoiar a Rosa como candidata à presidente para evitar disputa no PT, evitar desgaste e a fragilização das lideranças nossas”, disse o deputado.
Ainda conforme Lúdio, a princípio seu grupo deve lançar nomes para outros cargos, não só no diretório estadual, como no municipal. O petista afirmou que alguns nomes ligados a sua ala no partido podem se lançar a presidência do diretório municipal, por exemplo.
“Nós vamos disputar na chapa, porque a eleição é para presidente e para a chapa do diretório que estabelece a proporcionalidade da representação dentro do diretório. Hoje nós temos 25% das vagas, a gente quer ampliar isso, o voto nas chapas define a quantidade de vagas que cada chapa terá no diretório. Então se a nossa chapa tiver 30% dos votos, nós teremos 30% dos assentos no diretório”, emenda.
Ainda na entrevista, Lúdio adiantou que provavelmente devam ser lançados outros dois nomes para disputar o diretório, sem revelar quais seriam os nomes.
“Outros grupos vão também montar chapa estadual para presidente, a Rosa talvez tenha mais um ou dois candidatos. Pode ser que ainda saiam outros dois candidatos a presidente”, conclui.
Entenda como funcionam os seis votos do filiado nas eleições do PT
Lúdio Cabral esclareceu o funcionamento do sistema eleitoral do PT, que permite a cada filiado exercer seis votos em diferentes níveis:
-
Presidente Nacional: Escolha do líder do partido em âmbito nacional.
-
Chapa Nacional: Definição da representação dos grupos no diretório nacional.
-
Presidente Estadual: Eleição do líder do partido no estado.
-
Chapa Estadual: Definição da representação dos grupos no diretório estadual.
-
Presidente Municipal: Eleição do líder do partido no município.
-
Chapa Municipal: Definição da representação dos grupos no diretório municipal.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3