Fred Moraes
Única News
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta (Republicanos), celebrou a liderança do governador Mauro Mendes (União Brasil), na primeira pesquisa de intenções de votos para o Senado, nas eleições gerais de 2026, em que aparece liderando o levantamento, levando crer numa possível vitória no próximo ano.
Em entrevista ao Única News, Pivetta disse que Mauro é ‘merecedor’ da aprovação principalmente por sua a trajetória "exemplar" na vida pública e o classificando como um político "diferente".
Para o vice-governador, caso Mendes saia ao Senado, o também empresário terá impacto positivo como senador no cenário nacional, sendo um parlamentar "diferenciado" sendo um parlamentar "diferenciado".
“Ele merece, né? O Mauro tem uma trajetória de homem público exemplar. Ele é um ser político diferente. Acho que o povo de Mato Grosso precisa valorizar ele, sim. Ele vai ser muito bom para o Brasil se ele for senador. Ele vai ser um senador diferenciado. Eu tenho saudade de ver no Senado Federal quadros com alta capacidade intelectual, que mexam com o sentimento do brasileiro”, disse o vice-governador.
“Então nós precisamos de senadores, de um congresso nacional que cuide do Brasil, que cuide dos interesses do Brasil. E o Mauro vai ser um desses. O Mauro é um homem preparado, consciente, gestor, sabe, sabe o que fala, pensa o Brasil como todos deveriam pensar, não só pensar no hoje. Então eu voto nele e vou pedir voto para ele”, anunciou Pivetta.
Neste final de semana, o Instituto Tracking Pesquisas divulgou seu primeiro levantamento para a disputa ao Senado Federal, com pré-candidatos de Mato Grosso num possível pleito das eleições de 2026. Nele, o atual governador Mauro Mendes (União Brasil) e a deputada estadual Janaina Riva (MDB), aparecem liderando a preferência dos votos.
O estudo realizado nos dias 31 de março e 1º de abril mostrou que Mauro Mendes alcançou 61% da preferência consolidada, enquanto Janaina aparece em segundo, com 42,6%. Este ano são duas vagas disponíveis para o Estado que, segundo a pesquisa, seriam dos dois.
Na terceira posição, aparece o ex-governador Pedro Taques (sem partido), com 19,3%; seguido do ministro da Agricultura e senador licenciado, Carlos Fávaro (PSD), com 12,8%.
Os bolsonaristas Antonio Galvan (PTB) e José Medeiros (PL) ficaram nas últimas posições, com 2,3% e 5,2%, respectivamente. Votos nulos e brancos somaram 25%, enquanto 31,7% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar.
MODALIDADE ESPONTÂNEA
Na modalidade espontânea, Mauro Mendes também lidera o estudo, com 6% das intenções de voto, seguido por Janaína Riva (1,8%) e o atual senador Jayme Campos (União), com 1,3%. Outros nomes, como Lúdio Cabral (PT), Eduardo Botelho (União) e Pedro Taques, pontuaram com números abaixo de 1%.
METODOLOGIA
A Tracking ouviu 600 eleitores residentes em Cuiabá nos dias 31 de março e 1º de abril, em todas as regiões da cidade.
A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, e intervalo de confiança de 95%.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3