21 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 09 de Abril de 2025, 11:27 - A | A

09 de Abril de 2025, 11h:27 - A | A

POLÍTICA / CHUVA CAÓTICA

Após estragos da chuva, Abílio cobra população sobre lixo no chão: "Falta consciência de alguns"

Prefeito de Cuiabá pediu consciência aos moradores e descarte de lixos em local adequado.

Ari Miranda
Única News



Em poucas horas, conforme dados da Defesa Civil de Cuiabá, a capital recebeu um total de 60 milímetros cúbicos de água durante a chuva torrencial que caiu na tarde desta terça-feira (8), deixando diversas regiões alagadas, residências inundadas e diversos prejuízos.

De acordo com o órgão, sete bairros ainda são monitorados por serem pontos críticos em caso de novas chuvas: Jardim Leblon, São Mateus, Boa Esperança, Santa Rosa, Pedregal, Dom Aquino e Jardim Tropical.

Em um vídeo nas redes sociais, Abílio alertou a população sobre os cuidados com seus lixos, frisando um velho problema: o acúmulo de lixos jogados no chão pela cidade.

“O grande problema não foi as chuvas. O grande problema ainda é uma parcela da população que deixa o lixo na rua, deixa o lixo no chão. (...) É por culpa dessa parcela da população que muitos pagam um preço caro”, disse o gestor em um reels, publicado no Instagram.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Durante toda a manhã desta terça, feriado de aniversário de 306 anos de Cuiabá, Abílio juntamente com um grupo de vereadores, instituições e a sociedade, realizaram um mutirão de limpeza em várias regiões da capital, onde segundo o gestor, foi possível constatar in loco uma grande quantidade de irregularidades, como esgotos despejados por moradores sem nenhum critério e lixos jogados em espaços de uso comum.

“Estou contratando, inclusive, um sistema mais inteligente para fazer essa limpeza. Mas o que a gente mais encontra nas bocas de lobos, o que a gente mais encontra ali nos córregos, é esgoto sendo jogado em [galerias de] águas pluviais e lixo na rua”, lembrou.

“Não vai adiantar limpar a boca de lobo toda semana se a população continuar com uma cultura de deixar o lixo no chão, encostado no poste. Não pode ser assim. O Centro Histórico de Cuiabá está cheio de lixo no chão. O Centro da nossa cidade, muitas ruas dos bairros, tem lixo no chão”, completou.

Por fim, Abílio cobrou mais consciência por parte dos cuiabanos, para que joguem seus lixos no lugar correto.

“A gente pode fazer os investimentos necessários que for, mas se você não parar de jogar o lixo no chão, se não parar de comprar um produto em uma loja e ao invés de descartar no lugar certo, jogar o lixo no chão, esse problema vai continuar”, pontuou.

MAIS CHUVA

O Instituto nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu as 9h da manhã desta quarta-feira (9) um alerta laranja de chuvas intensas para a Baixada Cuiabana e regiões Sul, Oeste, Norte e Noroeste do Estado.

Em Cuiabá, o céu permanecerá nublado durante toda esta quarta-feira (9), com possibilidade de com pancadas de chuva a qualquer hora do dia ou da noite e termômetros oscilando entre os 23 ºC e 31 ºC.

Ainda conforme a previsão, são esperados entre 30 e 60 mm/h de chuva, com possibilidade de ventos intensos, com velocidades de até 100 Km/h, o que representa risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e/ou galhos, alagamentos e de descargas atmosféricas (raios).

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia