18 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 16 de Abril de 2025, 17:06 - A | A

16 de Abril de 2025, 17h:06 - A | A

POLÍTICA / ABILIO TEM INTERESSE

Mauro analisa devolver gestão da Santa Casa para a Prefeitura de Cuiabá

Fred Moraes
Única News



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), afirmou que o Estado já está ciente de que a Prefeitura de Cuiabá tem interesse em aproveitar a estrutura do Hospital Santa Casa, que deverá encerrar as atividades com a inauguração do Hospital Central.

Em entrevista à imprensa, Mauro disse que analisará a ideia apresentada pelo prefeito Abilio Brunini (PL), bem como outra alternativa, ainda não revelada pelo governo. Mauro cita que o hospital, que há cinco anos é administrado pelo Palácio Paiaguás, se tornou hospital referência em algumas especialidades, mas com a inauguração do Hospital Central, será possível remanejar desses serviços. Mauro afirma que o encerramento das atividades se dá por conta da estrutura antiga da Santa Casa, construída ainda no ano de 1815.

“O Abílio manifestou interesse. A Secretaria de Saúde está estudando duas alternativas. Uma é essa de passar para prefeitura e tem uma outra. Mas é um diálogo. Agora, o Estado, desde o momento que nós assumimos lá, quando a prefeitura deixou fechar, no ano de 2020, se eu não me engano, nós reabrimos a Santa Casa, colocamos ela como Estado estadual, e disse: “Nós estamos construindo um novo hospital quando ficar pronto, nós vamos migrar todos os serviços e ampliar todos os serviços que tem lá, porque é uma condição de infraestrutura muito, mas muito melhor do que a Santa Casa tem”, disse o governador.

A informação do encerramento do Santa Casa foi anunciada pelo secretário Estadual de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, durante uma audiência pública, na Assembleia Legislativa nesta semana.

Ele também ressaltou que ao desativar os serviços na Santa Casa de Cuiabá, será feito um plano operativo para a migração dos serviços.

“Algo próximo de 70% do que é feito nesta instituição será para atender o Hospital Central. Já, aquilo que não for, será objeto de contratualização junto ao Hospital do Câncer. Na próxima semana, vamos fechar o contrato de estadualização com o HG (Hospital Geral). Não vai ter descontinuidade nos atendimentos, porque vai ser fechada Santa Casa”, frisou Figueiredo.

O secretário salienta que o prédio da Santa Casa poderá continuar, mas não será administrado pelo Estado e, que se caso, não haja nenhum interessado em adquirir este patrimônio, provavelmente o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vai colocar a leilão.

“Todos os serviços vão para o Hospital Central, no caso da oncologia e hemodiálise, estamos tratando essas especialidades para não deixar nenhuma área desguarnecida. Além deste aspecto, tem o município de Cuiabá que está trabalhando com o Centro Médico Infantil (CMI) que conta com o cofinanciamento do Estado para acelerar a entrega da unidade, para suprir as demandas dos atendimentos pediátricos”, finalizou.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia