Fred Moraes
Única News
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve retornar a Mato Grosso no próximo dia 16 de maio para dar continuidade aos compromissos institucionais pré-acordados neste mês de abril. A informação foi apurada em primeira mão pelo Única News.
Lula deverá pousar o jato presidencial em Campo Verde (131 km de Cuiabá), onde visita o assentamento Santo Antônio da Fartura, próximo à Serra de São Vicente. Lá, ele lança o Programa Solo Vivo, que auxiliará pequenos produtores rurais com linhas de crédito para compra de máquinas, equipamentos, calcários e fosfato.
Além de Campo Verde, Lula também irá a Lucas do Rio Verde, onde lança as obras do novo campus da UFMT na cidade, uma demanda de quase duas décadas.
Conforme o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Mato Grosso, Valdir Barranco, a agenda foi definida em uma reunião no Palácio da Alvorada e deve ser confirmada oficialmente pelo presidente nos próximos dias.
“Ontem nós tivemos uma reunião lá no Palácio para definir isso, salvo engano ficou para 16 de maio a vinda dele. Será no Assentamento Santo Antônio da Fartura, no município de Campo Verde, próximo à Serra de São Vicente. Provavelmente também a Lucas do Rio Verde para o lançamento do novo campus da Universidade Federal. Hoje nós vamos ter essa confirmação, mas a proposta de ontem era 16 de maio”, disse o deputado Barranco.
Essa será a quarta visita de Lula ao Estado. A primeira ocorreu em 2023, quando o petista veio em Rondonópolis (212 km de Cuiabá) entregar condomínios residências. Depois, em 2024, o presidente veio na Cerimônia de Entrega das Obras de Ampliação e Modernização dos Aeroportos de Cuiabá, Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta e além disso entregou o Residencial Colinas Douradas I e II, em Várzea Grande.
Agora, em abril, Lula esteve São Felix do Araguaia (1.149 km de Cuiabá), onde se encontrou com o cacique Raoni, concedendo-lhe Ordem Nacional do Mérito, que considera uma das vozes mais influentes do Brasil na defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Raoni foi condecorado no grau Grã-Cruz, o mais alto dos cinco da Ordem Nacional do Mérito. O decreto que determinou a homenagem, assinado por Lula, foi publicado nesta sexta no Diário Oficial da União.
Em 2022, apesar da vitória, no Estado, o petista não conseguiu superar a votação de Bolsonaro (PL) em nenhum município. À época, o então Bolsonaro alcançou 65,08% da preferência dos eleitores, totalizando 1.216.730 de votos. Lula recebeu 34,92% dos votos – ou seja, 652.786 – no segundo turno das eleições.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3