Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 01 de Março de 2019, 19:18 - A | A

01 de Março de 2019, 19h:18 - A | A

POLÍTICA / NA CAPITAL

Novo procurador-geral de Justiça toma posse e anuncia interiorização do Gaeco

Da Redação



Aproximadamente 500 pessoas participaram, nesta sexta-feira (1º), da solenidade de posse do novo procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges Pereira. O evento foi realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Cuiabá e contou com a participação de autoridades federais, estaduais e municipais, familiares e sociedade em geral. 

Além do procurador-geral de Justiça, também foram empossados o corregedor-geral, Hélio Fredolino Faust, e os integrantes do Conselho Superior do Ministério Público.

Durante a cerimônia, o procurador-geral de Justiça destacou alguns dos principais desafios que serão enfrentados. Citou a criação dos grupos de atuação especial contra o crime organizado regionais; criação e implementação dos centros de apoio operacional nas suas áreas de atuação e a reestruturação administrativa.

Ressaltou ainda que “o Ministério Público continuará buscando recuperar o patrimônio financeiro desviado do Estado, seja oriundo da copa do mundo ou não, além de submeter aos rigores da lei aqueles que usaram a caneta como pé de cabra para arrombar os cofres públicos “.

Ainda nessa linha, disse que a instituição levará demandas dessa natureza com prioridade ao Judiciário, “objetivando desse poder as respostas necessárias com a máxima agilidade. É isso que a sociedade mato-grossense espera do sistema de Justiça".

O governador do Estado, Mauro Mendes, enfatizou que sua experiência com o Ministério Público sempre foi exitosa e desejou sucesso ao novo procurador-geral de Justiça. 

O Conselheiro Nacional do Ministério Público, Fábio Bastos Stica, no ato representando a presidente do CNMP, procuradora-geral da República, Raquel Elias Ferreira Dodge, falou sobre a missão árdua e espinhosa do Ministério Público e disse que a instituição vem encontrando respaldo da sociedade brasileira. 

O procurador-geral de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Paulo Cezar dos Passos, no ato representando o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, falou sobre a importância do momento. “O Ministério Público de Mato Grosso encontra-se mais uma vez em um rito de passagem, é um movimento cíclico que revigora a arquitetura de nossa República, materializada na alternância de poder por mandatos temporários, como preconiza a nossa Constituição”.

O presidente da Associação Mato-grossense do Ministério Público, promotor de Justiça Roberto Aparecido Turin, no ato representando a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), disse que a entidade de classe será parceira e ajudará no quer for preciso. “O senhor vai ter na AMMP uma parceira, alguém para cobrar, para contrapor e para colocar outras visões”, disse.

O ex-procurador-geral de Justiça, promotor Mauro Benedito Pouso Curvo, apresentou um balanço das ações realizadas nos últimos dois anos. Disse que entrega o cargo ao novo PGJ com a certeza de dever cumprido.

Compuseram os dispositivos de honra da solenidade, representantes de diversas instituições, entre eles, o governador Mauro Mendes; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Luiz Ferreira da Silva; o Senador da República, Jayme Veríssimo de Campos; os conselheiros do CNMP, Fábio Bastos Stica, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, Sebastião Vieira Caixeta e Lauro Machado Nogueira; os procuradores-gerais de Justiça de Minas Gerais, Antônio Sérgio Tonet e de Rondônia, Airton Pedro Marin Filho; o subcorregedor-geral do Ministério Público do Maranhão, Marco Antônio Guerreiro; e a procuradora de Justiça do Distrito Federal, Eunice Carvalhido.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia