R7 Brasília
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta quinta-feira (19) que o ONS (Operador Nacional do Sistema) recomendou o retorno do horário de verão por razões de “prudência”. O relatório elaborado pelo ONS foi entregue ao ministro durante uma reunião no Rio de Janeiro. Silveira afirmou que a recomendação será discutida com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, técnicos do Ministério de Minas e Energia, representantes dos setores econômicos e demais especialistas do governo. A decisão será tomada nos próximos dez dias, de acordo com Silveira.
O estudo do ONS prevê que a economia de energia durante os horários de pico com a adoção do horário de verão seria em torno de R$ 400 milhões ao longo de todo o período, o que corresponderia a uma redução de aproximadamente 2,5 gigawatts na demanda de energia.
“Foi recomendado pelo ONS um indicativo de que é prudente e viável a retomada do horário de verão, apontado como importante. Ouvi de todas as áreas e saio com o documento que é apenas um indicativo da necessidade da decretação do horário de verão”, afirmou o ministro.
A decisão, segundo Silveira, será baseada em estudos técnicos e em evidências científicas.
Silveira também afirmou que, apesar de não haver risco de crise energética para 2024, é importante monitorar a situação de perto. Segundo ele, o governo tem tempo suficiente para tomar uma decisão com calma.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3