22 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sábado, 21 de Janeiro de 2017, 18:22 - A | A

21 de Janeiro de 2017, 18h:22 - A | A

POLÍTICA / VAGA NO STF E RELATORIA

Taques agradece lembrança ao seu nome para STF, "mas seu compromisso é com MT"

Marisa Batalha



(Foto: Gcom-MT)

Taques 6.jpg

 

 

 

Depois de circular o nome do governador tucano Pedro Taques, entre os juristas nacionalmente conhecidos, que poderiam ser convidados pelo Supremo Tribunal Federal para substituir a vaga deixada por Teori Zavascki, no STF, o chefe do Executivo estadual revelou nesta sexta-feira (20) por meio do Gabinete de Comunicação, 'que se sente honrado pela lembrança de seu nome ainda que considere esta discussão precipitada, pois a hora é de render homenagem ao ministro e ao grande homem Teori Zavascki. Bem como de se aguardar a apuração das causas e circunstâncias da queda da aeronave'.

 

O secretário de Estado de Comunicação, Kleber Lima, ainda pontuou que o projeto do governador Pedro Taques, neste momento, é seguir com a promessa que ele [Taques] se comprometeu - ao sair vitorioso das urnas na disputa pela Governadoria -, de cumprir os compromissos firmados com a sociedade mato-grossense. 'Missão aliás, que se orgulha de cumprir'. E ainda  que o governador tucano não teria a mínima pretensão de largar o Estado pelo STF mas, obviamente, se sente honrado pela lembrança ao seu nome.

 

Os possíveis substitutos estão entrando em cena por meio de colunas de blogueiros e colunistas políticos conhecidos em nível nacional. Além de Taques estão os nomes do juiz federal Sérgio Moro e do ministro da Justiça Alexandre de Moraes.   

 

O nome do governador Pedro Taques surgiu, segundo juristas e colunistas políticos, pelo seu reconhecido trabalho quando ocupou a Procuradoria-geral da República. E, sobretudo, por sua determinação -na época no Ministério Público Federal -, em desmantelar o crime organizado em Mato Grosso, por meio da Operação Arca de Nóe, que colocou o ex-bicheiro e ex-comendador João Arcanjo Ribeiro atrás das grades. Conhecido no Estado como Imperador com braços políticos e institucionais em vários órgãos do Estado.

 

O ministro Teori Zavascki - relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) -, morreu na tarde desta quinta-feira (19), aos 68 anos, após a queda de um avião em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. 

 

A morte de Teori foi confirmada pelo filho do magistrado Francisco Zavascki em uma rede social, um pouco depois da queda do avião.  Seu corpo foi encontrado na madrugada desta sexta-feiro (20) pelo Corpo de Bombeiros. A busca continua para encontrar outros corpos. A morte do relator da Lava Jato começa a ser investigada pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia