22 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Quarta-feira, 02 de Outubro de 2024, 10:29 - A | A

02 de Outubro de 2024, 10h:29 - A | A

POLÍTICA / PODCAST POLÍTICA&POLÍTICA

Eleições 2024: votação em Mato Grosso ocorrerá das 7h às 16h; veja entrevista com diretor geral do TRE-MT

Municípios mato-grossenses da região do Araguaia seguirão votação no horário de Brasília

Ari Miranda
Única News



Assim como nas Eleições de 2022, o horário de votação das Eleições Municipais do primeiro turno, que ocorrem no próximo domingo (6), também será unificado nas 27 unidades federativas do país, tendo como base o horário de Brasília.

Em Mato Grosso, a votação nos municípios que seguem o horário de Cuiabá ocorrerá das 7h às 16h.

Em entrevista especial ao Podcast Política&Política, do Grupo Única de ComunicaçãoMauro Sérgio Rodrigues Diogo, diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso, explicou que a ideia, implantada nas últimas eleições gerais pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendeu a um pedido das coligações partidárias que concorriam à presidência na ocasião. Diante do sucesso da estratégia, ela será novamente adotada nas Eleições de 2024.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA NO FINAL DESTA MATÉRIA

"Até 2020, nós tínhamos a seguinte situação: O estado do Acre, por exemplo. Lá, o [fuso] horário é 3 horas a menos que Brasília. Enquanto isso, estados do Sudeste, como São Paulo, que têm o mesmo horário de Brasília (...), nós tínhamos que esperar terminar a votação no Acre pra aí sim a gente começar a divulgar os resultados pro Brasil inteiro", explicou o diretor.

Além disso, Mauro Diogo destacou que, antes da implantação do horário unificado de votação, a divulgação dos resultados da apuração nos estados abrangidos pelo Horário de Brasília antes do fim da votação, como Acre, Rondônia e Mato Grosso, acabava influenciando na opinião do cidadão, que para “não perder seu voto”, acabava direcionando-o para o candidato ou os candidatos que estivessem liderando a apuração.

O diretor do TRE lembrou ainda que, especificamente no caso de Mato Grosso, existe ainda a questão de o estado também ter municípios na porção leste, que são abrangidos pelo horário de Brasília. Nestes, o horário de votação seguirá o horário da Capital federal, onde a votação ocorrerá das 8h às 17h do próximo domingo (6). (Veja a lista de cidades de MT no Horário de Brasília logo abaixo).

“O ponto importante que a gente tem ressaltado nas últimas entrevistas é pra que o eleitor fique atento a esses horários”, pontuou Rodrigues.

As cidades de MT que seguirão o horário de votação será igual ao de Brasília (8h as 17h) são as seguintes:

- Alto Boa Vista;
- Araguaiana;
- Barra do Garças;
- Bom Jesus do Araguaia;
- Canabrava do Norte;
- Canarana;
- Confresa;
- General Carneiro;
- Luciara;
- Novo Santo Antônio;
- Pontal do Araguaia;
- Porto Alegre do Norte;
- Querência;
- Ribeirão Cascalheira;
- Ribeirãozinho;
- São Félix do Araguaia;
- São José do Xingu;
- Santa Cruz do Xingu;
- Santa Terezinha;
- Serra Nova Dourada;
- Torixoréu e;
- Vila Rica.

Para votar, o eleitor precisa levar um documento com foto, tais como carteira de identidade, identidade social, passaporte, carteira profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O eleitor também pode apresentar o documento eleitoral na versão digital, através do aplicativo e-Título, disponível nas plataformas Android e iOS e que deve ser baixado ou atualizado impreterivelmente até o próximo sábado (5).

VEJA A ENTREVISTA COMPLETA

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia