Ari Miranda
Única News
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Opinião, divulgada nesta semana, aponta o presidente Lula da Silva (PT) na liderança das intenções de votos em diferentes simulações de primeiro turno para as eleições de 2026.
De acordo com o levantamento, em todos os cenários pesquisados, Lula aparece à frente dos demais nomes testados, indicando ainda a possibilidade de um segundo turno, que poderá ser mais equilibrada, principalmente em um cenário de disputa contra o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB).
Em um dos cenários de primeiro turno, Lula aparece com 36,2% das intenções de voto, seguido por Tarcísio, com 21,8% da preferência dos eleitores. Na sequência, Marçal tem 11,4% e em seguida Ciro Gomes (PDT) soma 8,1%.
O atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), aparece na penúltima colocação, com 2,9% e em último, Ronaldo Caiado (UB) atinge 2,2%. Votos brancos e nulos somam 13,3%, enquanto 4,1% se declararam indecisos.
Em um eventual embate de 2º turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, conforme o levantamento, obteria 42,4% das intenções de voto, enquanto o governador paulista soma 37,2%. 14,6% votariam branco ou nulo, e 5,8% estão indecisos.
Contra Pablo Marçal, Lula aparece com 43,7% de votos em uma disputa de 2º turno e o empresário com 32%. Brancos e nulos chegam a 18,2%, e os indecisos, 6,1%.
Já em um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), a diferença é mais apertada: o petista tem 44,6%, e o ex-presidente, 41,2%. Votos brancos e nulos somam 9,5%, enquanto 4,7% se declararam indecisos.
A pesquisa também testou o índice de rejeição do atual presidente, que superou todos os números da pesquisa de intenção de votos. A gestão do petista é reprovada por 53.6% dos entrevistados e aprovada por 44,6%. Outros 1,8% dos entrevistados não souberam ou preferiram não opinar.
Para a obtenção do resultado, 2 mil pessoas foram entrevistadas entre os dias 9 e 11 de abril. A pesquisa tem 95% de confiabilidade e margem de erro de 2,19%, para mais ou para menos.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3