Thays Amorim
Única News
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB), criou nesta quarta-feira (13) um Grupo de Trabalho para acompanhar e fiscalizar a distribuição de máquinas e equipamentos para os municípios pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF-MT). No plenário da Casa de Leis, o parlamentar destacou que algumas prefeituras estão utilizando os equipamentos “como querem” e com motivos políticos/eleitoreiros.
“As prefeituras utilizam como o querem. Alguns prefeitos aplicam muito bem na agricultura, outros estão utilizando, desviando para coletar lixo, fazer outras atividades, outros prefeitos estão usando de forma eleitoreira, só para quem ele apoia que ele vai fazer o seu trabalho. O Estado não pode ser dessa forma e a Assembleia Legislativa, nas suas funções de fiscalizar tudo que sai do Estado, vamos criar uma comissão”, pontuou, em entrevista à imprensa nesta quarta.
O grupo será composto por um membro do Legislativo, um servidor da SEAF, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura de MT, da Associação Mato-grossense dos Municípios, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e um membro representando os secretários municipais de agricultura.
Para Botelho, a entrega dos equipamentos está sendo feita pelo Estado sem critérios, apenas por meio de repasse, sem que a medida atinja a agricultura familiar.
“Nós da Assembleia Legislativa não podemos ficar aqui alheios a isso, o equipamento está sendo dado e tem que ser feito para todos. Não importa se ele é A, B ou C, tem que ter critérios, e do jeito que foi feito infelizmente, a SEAF não criou nenhum critério. Está entregando, na verdade só repassando equipamento que nem sabe se vai chegar para agricultura familiar, e está aí colocando o nome da Agricultura Familiar. Nós temos que mudar isso”, enfatizou Botelho.
De acordo com a SEAF, até junho deste ano, os investimentos na entrega de equipamentos, bens e itens para uso na agricultura familiar devem somar R$ 106 milhões.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3