Ari Miranda
Única News
Em entrevista especial ao Podcast Política&Política , do Grupo Única de Comunicação, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitotal (TRE) de Mato Grosso, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, revelou nesta quarta-feira (2) que a ansiedade na hora de ir à urna depositar o voto pode atrapalhar o eleitor e prejudicar o andamento da votação nas seções eleitorais.
Isso porquê, segundo Rodrigues, devido ao momento político polarizado do país, muitos eleitores, motivados por uma dose de “paixão” e vontade de votar no candidato da sua preferência, acabam se atrapalhando na ordem de votação da urna eleitoral.
“Muita gente vai ali pra urna eletrônica já querendo votar [de cara] pra prefeito, e a ordem não é essa. Isso gera um certo tumulto [nas seções] ali no dia”, disse o diretor do TRE-MT citando como exemplo as eleições de 2022, onde tal situação foi uma das reclamações recorrentes naquela ocasião.
ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA NO FINAL DESTA MATÉRIA
“O eleitor já chegava louco ‘pra’ votar no [candidato a] governador ou presidente da República. Então apertava ali dois dígitos, não aparecia a foto e falava ‘a urna está fraudada, alguma coisa está errada’, e era exatamente essa questão da ordem de votação”, lembrou.
Além disso, para evitar que a ansiedade atrapalhe o eleitor e tumultue o processo eleitoral, Mauro Diogo reforça à população que a ordem de votação será primeiro para o cargo de vereador (cinco dígitos) e depois para o cargo de prefeito (dois dígitos), pedindo ainda ao eleitor que mantenha uma postura tranquila antes e durante o voto.
“A gente pede à população paciência se houver alguma fila ali [na seção eleitoral]. É normal, uma vez que estamos falando de mais de 2,5 milhões de pessoas que saem das suas casas no mesmo dia, vão pra rua, votam e retornam pras suas casas”, pontuou.
ASSISTA A ENTREVISTA
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3