18 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

PARANÁ Terça-feira, 08 de Abril de 2025, 09:00 - A | A

08 de Abril de 2025, 09h:00 - A | A

PARANÁ / CONSTRUIR CANDIDATURA

PSD pretende lançar Ratinho Júnior à Presidência em 2026

Partido pretende usar pré-candidatura de governador do Paraná para aumentar capital político em negociações; nome próprio na disputa também dá liberdade a membros da sigla em relação à polarização.

Única News
Da Redação



 

O PSD planeja lançar a candidatura do governador do Paraná, Ratinho Júnior, à Presidência da República nas eleições de 2026. O governador já manifestou diversas vezes o desejo de concorrer ao Palácio do Planalto, e suas aspirações têm encontrado apoio entre os membros do partido, incluindo o presidente da legenda, Gilberto Kassab.

Conforme divulgado pelo site Valor Econômico,  a pré-candidatura de Ratinho Júnior foi tema de debate durante um evento do PSD no Rio de Janeiro, na sexta-feira (4). Parlamentares do partido e Kassab demonstraram otimismo em relação à possibilidade de ter um candidato próprio na disputa presidencial do próximo ano.

"É um debate que teremos com mais profundidade ainda este ano. Mas, se o PSD tiver um candidato, esse candidato será Ratinho Júnior", afirmou Kassab ao Valor.

A declaração do presidente do PSD converge com o discurso adotado pelo governador, que se coloca à disposição para a disputa, mas sem negligenciar a gestão do Palácio Iguaçu.

"O simples fato de estar no cenário nacional como um possível protagonista me deixa muito honrado e feliz, obviamente. No entanto, isso não garante automaticamente a minha candidatura, pois há uma construção interna dentro do partido, com a sociedade, e também tenho um compromisso com o meu estado", declarou Ratinho Júnior.

De acordo com o calendário eleitoral, os possíveis candidatos ao pleito de 2026 deverão deixar seus cargos atuais um ano antes da eleição. As candidaturas, no entanto, só serão oficializadas em agosto de 2026.

Ratinho Júnior tem buscado apoio entre aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na expectativa de herdar parte do apelo eleitoral do ex-mandatário, inelegível até 2030. O governador participou de um evento bolsonarista no domingo (6) e acompanhou o ex-presidente durante todo o evento.

Na sexta-feira (4), os dois também participaram de agendas conjuntas e trocaram elogios. No entanto, Bolsonaro tem defendido a candidatura de Ratinho Júnior ao Senado.

Sem a presença do ex-presidente nas urnas em 2026, o governador do Paraná busca se consolidar como o candidato da direita, adotando um tom mais moderado do que o de Bolsonaro.

 

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia