Cuiabá, 26 de Abril de 2024

RADAR NEWS Quarta-feira, 27 de Setembro de 2017, 16:11 - A | A

27 de Setembro de 2017, 16h:11 - A | A

RADAR NEWS / OPERAÇÃO DA CIVIL

Esposa de coronel, a personal Helen Christy Lesco, acaba presa por obstrução a justiça

Da Redação



(Foto: Reprodução/Web)

Operação Esdras - helen(esposa de Lesco).jpg

 

A esposa do coronel da PM, Evandro Alexandre Lesco, a personal e professora de educação física, Helen Christy Carvalho Dias Lesco, foi presa nesta quarta-feira (27), na operação Esdras, desencadeada pela Polícia Civil, a pedido do desembargador Orlando Perri, relator no Tribunal de Justiça das investigações sobre a rede clandestina de grampos, supostamente comandada pela PM, em Mato Grosso.

 

Helen está sendo acusada de integrar um grupo que tentava interferir nas investigações e, assim, causar obstrução a justiça. Como exigir que o tenente-coronel José Henrique Costa Soares gravasse o magistrado, responsável pelas investigações no âmbito do TJ, como forma de afastá-lo do caso. Ela foi detida quando trabalhava numa academia na avenida do CPA, em Cuiabá.

 

A coação da personal foi revelada pelo coronel, em depoimento prestado no último dia 16 de setembro, à delegada Ana Cristina Feldner. Trechos do depoimento foram citados na decisão do desembargador Orlando Perri, que resultou na deflagração da operação Esdras, nesta quarta. 

 

De acordo com o coronel, a situação ocorreu logo após ele ser convocado para atuar na condição de escrivão, no Inquérito Policial Militar (IPM), que apura a participação de militares no esquema dos 'grampos', conduzida pelo coronel Jorge Catarino Ribeiro. Esquema realizado pela prática da barriga de aluguel, quando números de telefones de cidadãos comuns, sem conexão com uma investigação, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.

 

Em trecho de seu depoimento dado a delegada Feldner, Soares revela ter sido procurado na Corregedoria da PM, pelo advogado Marciano Xavier que fazia a defesa do ex-secretário Evandro Lesco e o cabo Gerson Correa, que lhe disse que Helen Christy gostaria de falar com ele.

 

'Então liguei para Helen, pelo WhatsApp e combinamos de encontrar no posto de combustível Bom Clima, na saída para Chapada dos Guimarães. No posto entrei no carro de Helen, um veículo tipo SUV e fui bastante receptivo, dizendo que estaria disposto a ajudar, porém, precisava saber o que ela tinha contra mim'.

 

Ainda de acordo com o coronel, Helen Christy disse que a Secretaria de Segurança Pública, comandada por Rogers Jarbas (também preso nesta quarta), possuía interceptações e vídeos que mostravam a sua dependência química.E que ainda o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Paulo Taques, tinha conhecimento de outras situações supostamente criminosas atribuídas a ele.

 

'Naque momento apenas pensei o quanto essa informação sobre a minha dependência iria me expor na corporação, encerrando definitivamente minha carreira. Então prometi ajudar. Mais tarde me arrependi desta promessa e confessei o fato à delegada'.

 

Além de Helen, também foram presos na Esdras seu marido, o coronel Lesco, ex-secretário da Casa Militar, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Airton Siqueira e os ex-secretários Rogers Jarbas, de Segurança Pública e Paulo Taques, da Casa Civil.

 

Outras prisões decretadas hoje por Perri, na ação deflagrada pela Civil, sob o comando da a delegada Ana Cristina Feldner, foram a do empresário José Marilson da Silva, dono da empresa que vendeu o "Sistema Sentinela" ao grupo, do major Michel Ferronato, que estaria realizando uma palestra em Goiânia (GO), mas já ciente da prisão que foi decretada contra ele; além do advogado Marciano Xavier das Neves que pode ser substituída por medidas cautelares, como o uso de tornozeleiras, caso ele pague a fiança de R$ 9.370,00. 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia