Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 13 de Outubro de 2016, 09:39 - A | A

13 de Outubro de 2016, 09h:39 - A | A

POLÍTICA / FRIGORÍFICO

CPI dos Frigoríficos averigua a possibilidade de reabertura de cinco plantas

“A importância da reabertura dessas plantas vai muito além da livre concorrência, o principal benefício é a geração de empregos nesses municípios”, disse o presidente da Comissão.

Da Redação/Assessoria



nininho

CPI dos Frigoríficos (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

 

Após análise técnica da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, os participantes da Comissão obtiveram dados que apontam para a possibilidade da reabertura de pelo menos cinco plantas frigoríficas, localizadas em Mirassol D´Oeste, Juruena, Nova Monte Verde, Vila Rica e Nova Xavantina, sendo todas sob responsabilidade do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

 

Os parâmetros observados pela Comissão foram com o intuito de diversificar o mercado da carne no estado, garantir a livre concorrência, identificar a atual condição de conservação das plantas e também a oferta de animais para abate no raio de 360 km na região do frigorífico, o que demonstra a funcionalidade desses estabelecimentos.

 

Retratando o cenário de viabilidade de reabertura dessas plantas temos que a quantidade de população bovina para abater, por dia, levando em consideração um raio de 360 km, no município de Mirassol D´Oeste é de 2.772; Nova Xavantina 1.620; Vila Rica 1.224; Juruena 2.996e Nova Monte Verde 2.604.

 

Para o presidente da Comissão, deputado estadual Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, a importância da reabertura dessas plantas vai muito além da livre concorrência, o principal benefício é a geração de empregos nesses municípios. “Os números obtidos pela Comissão até o momento indicam a viabilidade da reabertura de pelo menos cinco plantas e um dos reflexos positivos será a oferta de mais de três mil empregos diretos e mais de dois mil indiretos”, explicou o presidente.

 

NININHO

 

O deputado Nininho ainda ressaltou a importância da reabertura dessas plantas para os pecuaristas. “Os criadores de gado sonham em retomar as atividades, comercializar com preço justo e valorizar a matéria-prima, sem que exista a manipulação e predominância de grupos nesse mercado”, completou Nininho.

 

Dados - O Serviço de Inspeção Federal (SIF) é o responsável por assegurar a qualidade de produtos, de origem animal, comestíveis e não comestíveis, destinados ao mercado interno e externo, bem como de produtos importados. O Serviço de Inspeção Sanitária Estadual (SISE) é relacionado ao mercado estadual e o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) ao mercado municipal.

 

De acordo com dados do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atualmente existem 99 frigoríficos em Mato Grosso, dessas 45 são SIF; 17 são SISE e 37 são SIM. Das existentes, 71 estão em funcionamento e 28 paralisados.

 

Veja mapa com base na relação do serviço de inspeção em Mato Grosso:

MAPA CPI

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia