Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2023, 11:30 - A | A

14 de Dezembro de 2023, 11h:30 - A | A

POLÍTICA / FERROVIA DE MT

Deputados criticam mudança de traçado em Rondonópolis

Parlamentares criticaram atitude da Rumo Logística em mudar traçado original e pediram à SEMA suspensão da licença ambiental da obra

Ari Miranda
Única News



Reprodução

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Os deputados estaduais Thiago Silva, Nininho, Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende.

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB), Ondanir Bortolini, o “Nininho” (PSD), Sebastião Rezende (UB) e Claudio Ferreira (PL) convocaram nesta quarta-feira (13) a secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti, para cobrar a suspensão da licença de instalação emitida pela pasta à empresa Rumo Logística. Para os parlamentares, a empresa deverá alterar o traçado da Ferrovia Estadual senador Vicente Vuolo, que interligará a cidade de Rondonópolis (218 Km de Cuiabá) à capital e médio norte do estado.

O pedido, segundo os parlamentares, se deu devido aos riscos iminentes da ferrovia à população e a preocupação com moradores dos bairros Maria Amélia, Rosa Boróro e toda a região Salmen com o novo traçado da ferrovia, que poderá passar a apenas 40 metros de residências, em Rondonópolis, ocasionando impactos econômicos, sociais e ambientais.

Após a reunião com Mauren, ficou definido que uma reunião será realizada na cidade, e que contará com presença de deputados, equipe da Sema e moradores dos bairros da região Salmen, para debater a mudança no traçado da ferrovia.

“A Rumo não pode alterar o traçado da ferrovia a bel prazer. É um absurdo! Estamos aqui cobrando uma audiência pública com a comunidade e, também, apresentamos na sessão de hoje, juntamente com os colegas deputados de Rondonópolis, um requerimento e um decreto para revogar a licença que foi liberada pela Sema”, afirmou o deputado Thiago Silva, que reside no município, situado no sul do Estado.

“A empresa não apresentou o impacto referente ao novo traçado, a população não foi ouvida de maneira transparente e a Rumo não tem o direito de mudar a linha férrea com sua força econômica, desrespeitando e ‘patrolando’ as famílias que vivem na região Salmen. Isto é inadmissível e estamos lutando pela revogação desta licença emitida pela Sema”, criticou.

Mauren Lazaretti afirmou que a Rumo Logística solicitou alteração do traçado da ferrovia, diante das dificuldades que teria em executar parte da obra, como a construção de uma ponte de mais de 2,2 mil metros. Porém, garantiu que a empresa também terá que apresentar um novo estudo de impacto, para que possa prosseguir com a obra.

“Hoje a empresa não possui a autorização para iniciar a obra do novo traçado. Ela terá que apresentar os estudos e informações sobre quais impactos irão ocorrer e quais são os planos compensatórios e de mitigação para atender os moradores que serão impactados. Enquanto Estado, estamos comprometidos em buscar uma solução que atenda tanto o lado social como ambiental, nesta importante obra da ferrovia estadual”, ressaltou.

O deputado Nininho criticou a mudança repentina do projeto, enfatizando que o novo traçado já está afugentando investimentos de empresas que pretendiam investir na região, à exemplo de uma construtora, que pretendia construir mais de 10 mil moradias populares na região Salmen. Todavia, diante da insegurança jurídica, os empresários estão repensando o local onde seria feito o investimento.

A FERROVIA

A empresa Rumo Logística pretende investir R$ 12 bilhões na Ferrovia Estadual Senador Vicente Vuolo, que vai escoar milhões de toneladas de grãos de aproximadamente 16 municípios a partir de Lucas do Rio Verde (332 Km de Cuiabá) sentido Rondonópolis, e de lá, para o Porto de Santos, no litoral paulista.

Na região Sul de MT, as obras estão em andamento e já está com um dos viadutos sobre a BR-163 concluído para passagem dos trens e outra etapa do empreendimento segue em andamento.

A previsão de conclusão total das obras está marcada para o ano de 2028.

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