Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 19 de Fevereiro de 2021, 16:11 - A | A

19 de Fevereiro de 2021, 16h:11 - A | A

POLÍTICA / AFASTADOS POR CORRUPÇÃO

STJ autoriza retorno de 4 conselheiros, mas apenas Novelli pode voltar

Keka Werneck
Única News



Ministro Raul Araújo, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), revogou a medida cautelar que mantinha 4 conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE) afastados, já há 4 anos, sob suspeita de corrupção.

Porém, somente o conselheiro José Carlos Novelli volta a ocupar a cadeira no TCE, já que os outros envolvidos têm impedimentos jurídicos: Antônio Joaquim, Sérgio Ricardo de Almeida e Waldir Teis.

Valter Albano, que também tinha sido afastado, já voltou ao cargo, em agosto do ano passado, com autorização da Justiça.

Em agosto do ano passado, o afastamento dos quatro que ainda estavam fora do TCE foi prorrogado por mais 180 dias, dando continuidade às investigações do caso, e esta semana o Ministério Público Federal (MPF) informou que não recorreria mais, se manifestando pela revogação do afastamento.

Quem envolveu os conselheiros neste escândalo de corrupção foi o ex-governador Silval Barbosa e o ex-secretário da Casa Civil, Pedro Nadaf, em delação premiada.

Operação Malebolge

Os cinco conselheiros são suspeitos de prática de delitos de corrupção passiva, sonegação de renda, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Foram alvos da Polícia Federal, na Operação Malebolge, que é um desdobramento da Ararath.

De acordo com a investigação, os conselheiros receberam propina, no valor aproximado de R$ 53 milhões, para liberar e manter o andamento de obras superfaturadas da Copa do Mundo de 2014.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia