Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍCIA Terça-feira, 20 de Março de 2018, 16:28 - A | A

20 de Março de 2018, 16h:28 - A | A

POLÍCIA / MORTO A PEDRADAS

Revista revolta e presos fazem motim; um detento já foi morto

Daffiny Delgado



Foto: Reprodução

celulares presos pce

 

Uma revista nas celas dos raios 3 e 4 da Penitenciária Central do Estado (PCE), resultou em um motim, na tarde desta terça-feira (20), onde um preso, acabou sendo morto, em Cuiabá. Jesuino Candido da Cruz Junior, teria sido morto a pedradas pelos próprios presos, durante a confusão.

 

A revista começou por volta das 13h, e os agentes conseguiram apreender 78 celulares, 290 trouxinhas de maconha, sete facas artesanais, 15 xuxos, 18 fones de ouvido, 1,6 kg de cocaína e 30 carregadores de celular.

 

As informações são de que os objetos estariam escondidos dentro de paredes e buracos no chão das celas. Informações preliminares dão conta de que pelo menos 400 presos participaram do motim.

 

De acordo com presidente do Sindicato dos Servidores dos Agentes Penitenciários de Mato Grosso, João Batista, equipes da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Politec estavam sendo enviadas ao local.

 

 "A Politec já foi acionada para atender este caso. Ainda não sabemos o nome do preso porque a situação é de muita tensão no local", disse.

 

Uma carta dos presos foi divulgada após o motim, onde eles relatam serem vítimas de tortura, xingamentos, abuso de poder e mortes por espancamentos sob a gestão, do recém empossado diretor, Francisco Revetrio. Eles ainda pedem a troca da direção, devido as acusações.

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informou por meio de nota, que o motim foi contido pelos agentes da unidade.

 

Integra da Nota:

 

A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) informa que houve um motim no início da tarde desta terça-feira (20.03) nos raios 3 e 4 da Penitenciária Central de Cuiabá (PCE), onde estão custodiados aproximadamente 850 presos. O motim foi imediatamente controlado pela equipe de contenção da unidade.

 

O movimento dos apenados se iniciou em protesto às ações de revista realizadas nos raios da penitenciária na manhã de hoje. Foram acionadas equipes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR), Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (SOE), além de apoio do corpo de agentes da unidade para controlar o motim.

 

O motim ocasionou a morte do custodiado Jesuíno Cândido da Cruz Júnior, 28 anos, do Raio 3, que foi transferido da cadeia pública de Várzea Grande para a PCE em outubro de 2017. Ele cumpria pena por tráfico de entorpecentes e roubo.

 

 

Foram acionadas equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) para a liberação do corpo e iniciar investigação, e da Politec para procedimento de medicina legal. Somente laudo do IML determinará a causa da morte. Quatro presos feridos passaram por atendimento médico na área de saúde da unidade.

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Foto: Reprodução

Reprodução

Reprodução