Única News
O juiz Renato José de Almeida Costa Filho, da 2ª Vara de Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá) determinou a interdição da visitação pública à Cachoeira da Martinha, um dos principais atrativos turísticos do município, após a constatação de diversas irregularidades.
A decisão atende a um a pedido de tutela de urgência feito pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) que durante vistoria na área, verificou o surgimento de microerosões e falta de lixeiras no local, resultando em acúmulo de lixo dos turistas na área.
Além disso, o MP também elencou entre os problemas a falta de controle de acesso à área, permitindo que milhares de pessoas possam acessar o local sem nenhum critério – muitos deles se alojando na área em acampamentos improvisados e estacionando veículos em áreas irregulares.
Apesar da cachoeira estar em uma propriedade privada, o MP considerou que houve omissão do Município e do Estado, que promovem o turismo no local, mas não adotam medidas efetivas de fiscalização e conservação.
O local, que é tombado como Patrimônio Paisagístico e Histórico de Mato Grosso e recentemente foi incluído no Geoparque de Chapada dos Guimarães já foi cercado com arame farpado e o acesso permanecerá restrito até meados de maio, quando ocorrerá a audiência de conciliação.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3