06 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Domingo, 30 de Março de 2025, 14:25 - A | A

30 de Março de 2025, 14h:25 - A | A

POLÍTICA / FOCO NA CÂMARA

Vereadora mais votada em Cuiabá, Samantha descarta disputar vaga na Assembleia em 2026

Fred Moraes
Única News



Somando 7,4 mil votos na última eleição municipal para a Câmara Municipal de Cuiabá, a vereadora e primeira-dama Samantha Iris (PL) afirmou que não pretende disputar uma das 27 vagas para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nas eleições de 2026. Embora venha somando um certo protagonismo, diante da ausência de nomes femininos no PL, Samantha não tem vontade de deixar o parlamento cuiabano.

Em entrevista à imprensa, Samantha lembra que é iniciante na política e estreou na vida pública apenas no ano passado, portanto ainda há o que aprender na Câmara para tentar alçar voos mais altos.

“Eu sempre dou a mesma resposta: essa questão ainda é cedo para mim. Sou nova na política, eu acho que está cedo. Meu foco hoje é fazer trabalho de vereadora, mas o cenário político muda a cada ano. Ano que vem é outra história. Mas, eu não discuto isso e nem penso isso com o partido”, disse.

Questionada se um pedido do principal líder do partido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), lhe faria mudar de ideia, Samantha afirma que há possibilidade, mas ainda assim demonstra receio.

“Se o Bolsonaro quiser, a gente começa conversar. Mas, eu acho que meu foco hoje é Cuiabá. A gente tem muita coisa para fazer”, conclui.

Em 2026, as eleições definirão a composição de diversas casas legislativas, incluindo as assembleias estaduais. O número de vagas em cada assembleia varia de estado para estado, dependendo da população e de leis específicas.

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso terá um aumento no número de vagas a partir de 2027. Esse aumento é resultado do Censo do IBGE de 2022, que revelou um crescimento populacional no estado.

O parlamento passará de 24 para 27 deputados estaduais. Esse aumento ocorrerá nas eleições de 2026, com a posse dos novos deputados em 2027.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia