21 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

POLÍTICA Sexta-feira, 12 de Julho de 2024, 07:20 - A | A

12 de Julho de 2024, 07h:20 - A | A

POLÍTICA / "DEMOCRATIZAR O PODER"

Avallone diz que aumento de cargos na Mesa Diretora mostra "maturidade" em dividir o poder

Deputado disse que novo modelo de Mesa Diretora vem para descentralizar a tomada de decisões no Parlamento Estadual.

Ari Miranda
Única News



Em conversa com jornalistas essa semana, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) afirmou que a PEC que criou três novos cargos na Mesa Diretora da Assembleia Legislativa democratizará a tomada de decisões dentro da Casa Parlamentar.

De acordo com o deputado, a criação dos novos cargos na Mesa Diretora será positiva para a tomada de decisões no Parlamento Estadual, garantindo que a mudança vem em boa hora, uma vez que, em seu ponto de vista, a AL já tem maturidade o suficiente para a mudança.

"O aumento de cargos não tem impacto financeiro nenhum. A gente aumenta o número de participantes na Mesa Diretora, e há um grupo de deputados, e eu me incluo nele, que tem se reunido constantemente. Já fizemos 3 reuniões, onde se discute a Mesa, mas se discute mais do que isso, e o mais importante que isso, que tudo [nesta iniciativa] é a democratização das decisões”, disse.

“A Assembleia está madura o suficiente pra entender que a decisão não pode ficar só numa mesa de três ou de dois, só presidente e primeiro-secretário. Nós precisamos democratizar as decisões”, ressaltou Avallone.

Para exemplificar como funcionaria o novo modelo de gestão na AL, o parlamentar falou sobre a estrutura da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que conta com vários membros em sua composição, descentralizando as tomadas de decisão no parlamento.

"No Congresso Nacional, você tem o 1º secretário, que é responsável por uma parte das decisões, o 2º por outras, o terceiro e o quarto por outras. Então, nós precisamos democratizar, falar: 'olha, aqui vai ser igual'. Nós vamos democratizar as ações, você faz uma participação maior. A mesma coisa será o presidente, o vice-presidente e o segundo vice-presidente. É mais gente ajudando a decidir", enfatizou.

No entanto, a Lei que cria os novos cargos na Assembleia Legislativa não versa sobre a tomada de decisões em conjunto. Todavia, Carlos Avallone falou sobre um "acordo de cavalheiros" para que essa tomada de decisões, na prática, ocorra em parceria entre os membros da Mesa.

"Já estamos discutindo como seria essa divisão e aí no momento certo, ainda este ano, antes do início do próximo mandato [da Mesa] nós vamos aprovar: Se for PEC, PEC; Se por Projeto de Lei, Projeto de Lei, de como vai ser o funcionamento da nova proposta de gestão da Assembleia", pontuou.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia