Karine Campos
Única News
Uma cadela da raça Pitbull morreu nesta quarta-feira (9) após ser atropelada por uma caminhonete da Prefeitura de Rondonópolis (214 km de Cuiabá) no Conjunto São José I. A ação foi registrada por câmeras de segurança instaladas em uma residência próxima onde o crime aconteceu.
O tutor do animal, a quem ele deu o nome de Akira, procurou a delegacia para relatar sobres os fatos.
Segundo o rapaz, Akira saiu de sua casa após seu portão ter uma falha mecânica e abrir sozinho. Na sequência, ele foi avisado por um vizinho que sua cadela estava morta na beira da rua.
Indignado, ele pediu ao morador as imagens da câmera de segurança da casa, que fica de frente a rua onde o atropelamento aconteceu. Nas imagens cedidas, foi possível ver o momento e como o acidente aconteceu.
No vídeo, Akira e mais um cachorro aparecem atravessando a rua, a caminhonete passa e após o motorista perceber que os animais estavam na rua ele para o veículo e espera para poder passar.
Porém, Akira atravessa lentamente e o motorista volta a acelerar para dar continuidade ao trajeto. Nesse momento, a cadela acaba sendo atropelada e o condutor segue o caminho sem prestar nenhuma ajuda ao animal.
Diante disse, o tutor registou um boletim de ocorrência.
Veja vídeo do atropelamento divulgado na página @Primeirahora
Outro lado
Em entrevista dada ao site Agora MT, o motorista responsável pelo atropelamento da cadela, relatou que está imensamente triste com a situação.
No vídeo gravado, ele apareci visivelmente abalado e chorando, diante de toda situação que aconteceu e que está passando.
Cairo, alega que viu a cadela e até parou o carro para ela atravessar, porém, achou que o animal já não estava mais perto do veículo e por isso, seguiu caminho.
"Ela foi para um lado, eu fui para o outro para tentar tirar dela. Eu estava com o vidro do carro fechado, ar-condicionado ligado e não escutei barulho nenhum, não senti movimentação estranha na caminhonete”, disse ele.
Ainda segundo o motorista, ele tem vários animais em casa e jamais faria isso de maldade.
“Eu tenho quatro cachorras em casa, uma é de rua. Eu não teria motivos para atropelar a cachorra por querer, isso foi uma fatalidade. Até então, eu não senti movimentação na caminhonete porque eu segui meu caminho. Só fiquei sabendo depois que a hora que eu vi na televisão”.
Cairo ainda diz que diante da repercussão do caso e do julgamento das pessoas que falam sem saber, ele acabou perdendo o emprego e até chegou a ter a família coagida por terceiros.
“Esse vídeo acabou com a minha carreira, perdi meu emprego, perdi o sustento da minha família. Minha mulher e meus filhos estão coagidos, meus pais estão coagidos, minha mãe já é idosa. E eu precisava falar sobre isso, contar a minha versão”, finaliza o motorista.
Vídeo do depoimento
Comunicado da prefeitura do município
Como o carro envolvido era da Prefeitura de Rondonópolis, eles acabaram sendo notificados. Em nota e prefeitura esclareceu o fato e lamentou a morte do animal.
“A Prefeitura de Rondonópolis repudia com veemência qualquer forma de violência, maus-tratos ou desumanidade, seja contra seres humanos ou animais”, diz um trecho da nota.
Na nota, a prefeitura ainda reforça que o motorista responsável pelo atropelamento é contratado da empresa DDMIX Terceirização Ltda, que presta serviços para a Secretaria Municipal de Saúde.
No comunicado também é informado que o motorista foi devidamente identificado e que a portaria que lhe conferia autorização para condução de veículos da Secretaria Municipal de Saúde, foi revogada.
Confira nota completa na integra
A Prefeitura Municipal de Rondonópolis, por meio do Gabinete de Comunicação Social (GCOM), informa que, na manhã desta quarta-feira (09/04), às 09h48, foi registrada a ocorrência de atropelamento de um animal, praticado por um motorista vinculado à empresa DDMIX Terceirização Ltda, contratada para prestação de serviços à Secretaria Municipal de Saúde, enquanto conduzia um veículo oficial da frota municipal.
A conduta que foi registrada por câmeras de segurança, demonstra uma ação, a princípio com indícios de dolo e crueldade deliberada, o que é absolutamente incompatível com os princípios que regem a Administração Pública.
A Prefeitura informa que o motorista foi devidamente identificado e que a portaria que lhe conferia autorização para condução de veículos da Secretaria Municipal de Saúde, foi revogada.
Além disso, a Administração Municipal já notificou formalmente a empresa DDMIX Terceirização Ltda, requerendo a adoção das providências cabíveis no âmbito contratual e trabalhista, com ênfase no imediato desligamento do colaborador envolvido. Ressalte-se que o Município não detém competência legal para promover diretamente a dispensa de funcionários da empresa contratada, por se tratar de vínculo jurídico de natureza privada. No entanto, a gravidade do ocorrido e a total incompatibilidade da conduta com os valores do serviço público foram destacadas com veemência no comunicado oficial.
A administração reitera que exigirá o pleno cumprimento das cláusulas contratuais e acompanhará com rigor a atuação da empresa, inclusive no que se refere à responsabilização e substituição do profissional.
A Prefeitura Municipal de Rondonópolis irá instaurar sindicância administrativa para apuração dos fatos, identificação de eventuais responsabilidades e adoção das medidas legais cabíveis, conforme previsão da legislação vigente.
A Prefeitura de Rondonópolis repudia com veemência qualquer forma de violência, maus-tratos ou desumanidade, seja contra seres humanos ou animais, reafirmando seu compromisso com a ética, a transparência, o respeito à vida e o zelo pela coisa publica.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3