Cuiabá, 06 de Maio de 2024

JUDICIÁRIO Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2023, 10:52 - A | A

18 de Dezembro de 2023, 10h:52 - A | A

JUDICIÁRIO / SESSÃO TUMULTUADA

Tribunal de Justiça de MT adia para 2024 a escolha de novos desembargadores

Aline Almeida
Única News



Foto: Divulgação

Palácio da Justiça

 

O Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), composto por seus 31 desembargadores, escolheria nesta segunda-feira (18), os quatro novos desembargadores da Corte Estadual pelo critério de merecimento, além de outros dois por antiguidade e ainda a lista tríplice dos membros do Ministério Público. No entanto, o colegiado decidiu por adiar a sessão de escolha para o dia 22 de fevereiro de 2024. 

Os desembargadores alegaram que os nomes não foram encaminhados com prazo suficiente para serem analisados. Os desembargadores Sebastião Barbosa Farias, Márcio Vidal, Guiomar Borges, Marilsen Andrade Addario, Maria Helena Póvoas, Maria Aparecida Fago e Helena Maria Bezerra, solicitaram o adiamento. 

“Dia 14 foi enviada a relação e convocados para a sessão. É fato inconteste que a data não obedeceu ao prazo de 10 dias de antecedência, se há insurgência de não ser suficiente para alguns membros, para avaliação, sobre tudo quando se trata de 40 concorrentes as vagas por merecimento”, disse a presidente da Corte Estadual Clarice Claudino.  

Vagas

Pelo critério de merecimento, onde são dadas notas de 0 a 1000 aos candidatos pelos atuais desembargadores por vários critérios, três estão praticamente garantidos para vaga: juíza da 1ª Vara Cível de Cuiabá, Anglizey Solivan de Oliveira; o juiz da Vara de Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo; e o juiz da 3ª Vara Cível de Cuiabá, Luiz Octávio Sabóia Ribeiro.

Já a quarta e última vaga por merecimento deverá ter uma disputa emocionante. Na "bolsa de apostas", despontam o juiz da 11ª Vara Criminal Militar, Marcos Faleiros; o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral, Lídio Modesto da Silva Filho; o juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Agamenon Alcântara Moreno Júnior, além do juiz da 13ª Vara Criminal de Cuiabá, Francisco Alexandre Ferreira Mendes Neto, que tem à seu favor como “cabo eleitoral” seu primo e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes.

Além dos quatro magistrados a serem escolhidos por merecimento, um novo desembargador também será homologado por antiguidade: O juiz Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, sendo que Sebastião Almeida já havia sido escolhido em outubro, mas ainda não tomou posse no segundo grau.

Recém-empossada desembargadora, Graciema Ribeiro de Caravellas, que subiu ao cargo no mês de outubro deste ano, deixará a vaga em breve, em razão de sua aposentadoria compulsória no mês de janeiro, quando completa 75 anos de idade. Em seu lugar deve tomar posse a juíza da 4ª Vara Cível de Cuiabá, Vandymara Paiva Zanolo.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia