Cuiabá, 06 de Maio de 2024

GERAL Terça-feira, 19 de Março de 2019, 20:07 - A | A

19 de Março de 2019, 20h:07 - A | A

GERAL / SAÚDE

Deputado confirma que Mato Grosso deve retomar transplantes renais

Única News
(Com Assessoria)



Mato Grosso deve voltar a realizar transplantes de rim em 2019. A informação foi confirmada, nesta terça-feira (19.03), pelo coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado estadual Dr. João José (MDB).

“É com muita alegria que confirmo que o Governo do Estado deu os primeiros passos para a retomada dos transplantes que estão suspensos há 10 anos. O Estado iniciou uma gestão junto ao Ministério da Saúde para o credenciamento das UTIs do Hospital Santa Rosa, onde serão realizadas as cirurgias. Informo ainda que o ambulatório da unidade hospitalar ficou pronto”, declarou.

O deputado se reuniu nesta terça com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, a secretária-adjunta Fabiana Cristina Bardi, o médico nefrologista do Instituto Nefrológico de Mato Grosso (Inemat), Vitor Carlos de Souza Vieira, a coordenadora de transplantes Fabiana Molina e outros profissionais da saúde.

“Saímos do encontro com o secretário com a confirmação de que a secretaria e o governador Mauro Mendes vão se empenhar, tecnicamente e politicamente, para obter o credenciamento final para retomarmos os transplantes o quanto antes em nosso Estado, reduzindo a fila do SUS”, comentou o deputado.

As cirurgias renais estão suspensas em Mato Grosso há mais de 10 anos. O deputado Dr. João José explicou que o ambulatório do hospital já está pronto, e que deve começar nesta semana a seleção de pacientes que vão concorrer ao transplante renal adulto dos órgãos de doadores falecidos. Segundo dados oficiais, o Estado possui 1,9 mil pessoas realizando terapia renal, e estima-se que 50% tenham indicação para passar por procedimento de transplante.

Pesquisas que revelam que tem aumentado o número de pessoas com doenças renais, afetando em torno de 850 milhões em todo o mundo, sendo 12 milhões no Brasil. Um estudo da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) aponta um índice alarmante de crescimento de 8% ao ano de casos de doenças renais.

Médico responsável por realizar a primeira cirurgia renal da história de Mato Grosso, na década de 90 no Hospital Geral Universitário (HGU), o deputado estadual Dr. João comemorou o “ponta pé inicial” para se obter o credenciamento do hospital para realização de cirurgias, que faz melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“O secretário de Saúde se mostrou muito sensível à causa dos pacientes renais. Disse que o governador Mauro Mendes determinou que a Saúde de Mato Grosso trabalhasse muito focada para assegurar a retomada dos transplantes, num gesto de muita humanidade e exemplo de gestão”, destacou o deputado. “Entendemos que com a realização da cirurgia, o paciente passa a viver com mais qualidade, sendo acompanhado pela equipe médica e fazendo o tratamento farmacológico”, finalizou Dr. João.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia