Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Sábado, 19 de Dezembro de 2020, 16:45 - A | A

19 de Dezembro de 2020, 16h:45 - A | A

CIDADES / SISTEMA PRISIONAL

Sesp remove servidores após inspeção surpresa detectar indícios de tortura

Da Redação
Única News



A direção da penitenciária Osvaldo Florentino Leite Ferreira, no município de Sinop (a 500 km de Cuiabá), e agentes prisionais, foram removidos de suas funções após inspeção surpresa feita no local por integrantes do Grupo de Atuação Estratégica do Sistema Prisional (Gaedic) da Defensoria Pública de Mato Grosso. A medida foi tomada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) afastou 12 pessoas diante dos fortes indícios de tortura e maus tratos aos presos da unidade.

A vistoria surpresa foi feita em conjunto com integrantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ), e organizada após a Pastoral Carcerária repassar informações sobre a existência do crime no local. No presídio estão detidos cerca de 900 presos atualmente.

Após a conclusão das vistorias os defensores que integram o Gaedic expressaram preocupação com a situação encontrada e formularão um relatório para registrar com fotos, declarações, relatos e análises jurídicas o que viram e ouviram dentro da unidade.

O documento será concluído nos próximos dias e assim que estiver pronto, providências cabíveis serão tomadas. A remoção foi determinada pela Sesp na quarta-feira (16/12), em decisão administrativa. Nenhum dos defensores que participou do trabalho é de Sinop.

Outro lado

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) informou que não vai se manifestar até que a o relatório sobre a correição seja concluído.

"A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) aguarda a conclusão da correição, coordenada pelo Sistema de Justiça, para se manifestar. Com o objetivo de não comprometer o trabalho e a segurança da unidade, as informações não serão divulgadas neste momento."

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia