Cuiabá, 07 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 22 de Abril de 2022, 15:05 - A | A

22 de Abril de 2022, 15h:05 - A | A

CIDADES / IRREGULARIDADES

Após revolta da população, Mendes e Kalil buscam melhorias para o transporte público de VG

Thays Amorim
Única News



Devido a diversas reclamações, protestos e insatisfação da população, o governador Mauro Mendes (UB) e o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), se reuniram para encontrar uma solução às irregularidades no transporte intermunicipal do município. O encontro foi acompanhado pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), deputado Eduardo Botelho (UB), e os senadores Jayme Campos (UB) e Fábio Garcia (UB).

Os gestores presentes na reunião definiram a composição de uma equipe técnica de ambas as partes para apresentar de forma emergencial, propostas que atendam a demanda de mais de 350 mil pessoas que se utilizam diariamente do Transporte Coletivo em Cuiabá e em Várzea Grande. Uma série de investimentos em mobilidade urbana para o trânsito de VG também foi discutida na reunião.

“É urgente que tomemos providências para atender as demandas e vencer as reclamações que não são poucas e que indiretamente também afetam o Governo do Estado porque compete a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso- AGER/MT a administração do Sistema Intermunicipal de Transportes”, destacou Kalil Baracat.

Mendes pontuou que deseja, nos próximos dias, iniciar as obras do BRT (em português, ônibus rápido no trânsito), que deverão começar em Várzea Grande e ser ampliadas em relação ao projeto original do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), atendendo mais bairros e regiões.

Mendes, Botelho, Kalil, Jayme e Fábio concordaram em preparar uma série de medidas para melhorar o transporte entre as duas principais cidades de Mato Grosso, que deve partir principalmente da oferta de mais veículos com menor tempo de intermitência, ou seja, nos horários de pico os ônibus descem de Várzea Grande para Cuiabá e vice-versa a cada cinco minutos e conforme o pico vai passando, este horário se amplia para cada 8 minutos e depois de 10 em 10 minutos, tanto para ir como para vir.

Segundo estudos técnicos, a redução na intermitência das viagens solucionaria de forma imediata e razoável o problema de cerca de 350 mil pessoas que diariamente utilizam o sistema de transporte coletivo de Cuiabá e Várzea Grande, até que o BRT, que exigirá uma nova modelagem no funcionamento do transporte coletivo em Cuiabá e Várzea Grande, esteja pronto e funcionando.

Na última terça-feira (19), usuários do transporte público de VG realizaram um protesto em frente à Praça Ipiranga, na Prainha, em Cuiabá, devido à falta de ônibus. Para chamar a atenção das autoridades, os populares colocaram fogo em frente a um ônibus e fecharam as vias da avenida, congestionando o trânsito.

No início deste mês, Botelho cobrou melhorias no transporte público de Várzea Grande ao prefeito Kalil Baracat, pontuando que já havia recebido diversas reclamações e que as autoridades públicas precisavam discutir o assunto. (Com informações da assessoria)

LEIA MAIS: Botelho cobra Kalil sobre falta de ônibus em VG após diversas reclamações

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia