28 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

BRASIL Sábado, 26 de Abril de 2025, 14:50 - A | A

26 de Abril de 2025, 14h:50 - A | A

BRASIL / OBSTRUÇÃO INTESTINAL

Entenda o quadro de saúde de Bolsonaro e por que ele não tem previsão de alta da UTI

Intestino do ex-presidente ainda não retomou plenamente à função depois da cirurgia

Nathalia Fontana
NSC Total



Após passar por uma cirurgia de alta complexidade no abdômen, o ex-presidente Jair Bolsonaro segue internado na UTI do Hospital DF Star, em Brasília, há 13 dias e não tem previsão de alta. O quadro de saúde dele é delicado, e Bolsonaro continua com uma sonda gástrica.

O intestino do ex-presidente ainda não retomou plenamente à função depois da cirurgia. De acordo com fontes internas do hospital, as contrações intestinais continuam lentas, o que caracteriza um quadro de íleo paralítico ou de ‘hipomotilidade intestinal’, ou seja, quando a capacidade do intestino de contrair e mover o conteúdo é reduzida ou paralisada.

Foi esse quadro que tornou necessária a colocação de uma sonda em seu abdômen para que fossem drenados líquidos e conteúdo fecal. A expectativa por parte dos médicos é que, depois de cirurgias grandes, em especial que envolvam o trato gastrointestinal, o intestino retome a motilidade espontânea dentro de 5 a 7 dias.

Bolsonaro passou por cirurgia no dia 13 de abril

Bolsonaro passou pela última cirurgia há 12 dias, no domingo dia 13. Quando o prazo estimado é ultrapassado, complicações sistêmicas podem ocorrer, como distúrbios hidroeletrolíticos, sobrecarga hepática, distensão abdominal importante e alterações hemodinâmicas, assim como alterações na pressão arterial, como a que foi indicada em boletins médicos anteriores.

Uma tomografia confirmou o diagnóstico de lentidão do trânsito intestinal, o que reforça o quadro clínico. Um edema intestinal (decorrente do acúmulo de líquidos), inflamações locais e a formação de novas aderências são apontadas como as causas mais prováveis da disfunção pós-operatória. Continue lendo em NSC Total

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia