Cuiabá, 05 de Maio de 2024

VOLTA AO MUNDO Terça-feira, 06 de Fevereiro de 2024, 09:04 - A | A

06 de Fevereiro de 2024, 09h:04 - A | A

VOLTA AO MUNDO / CRIMES EM ALTO MAR

Marinha do Brasil assume força-tarefa contra piratas no Mar Vermelho

Esta é a terceira vez que o Brasil comanda a operação CTF 151, que também atua no combate ao tráfico de pessoas e à pesca ilegal

Adrirlle Farias
Jovem Pan News



(Foto: Reprodução/Combined Maritime Forces)

marinha do brasil.png

Marinha do Brasil assume comando da CTF 151 em cerimônia no Bahrein

A Marinha do Brasil assumiu o comando da Combined Task Force (CTF) 151 para coordenar as forças navais multinacionais em combate à pirataria em uma das principais rotas de navegação comercial do mundo, que abrange o Golfo de Áden, a Bacia da Somália, o Mar da Arábia e o Mar Vermelho. De acordo com comunicado divulgado pela entidade, o Brasil assumiu o comando no dia 23 de janeiro.

A operação está prevista para durar de três a seis meses.

“Ao aceitar o convite para liderar esta força mais uma vez, a Marinha do Brasil, primeiro país sul-americano a desempenhar papel de destaque nesta coalização marítima multinacional, reafirma sua dedicação à comunidade marítima e, particularmente, às Combined Maritime Forces. Esse compromisso visa intensificar a segurança e estabilidade global, contribuindo para o bem-estar coletivo”, afirmou o Contra-Almirante, Antonio Braz de Souza.

A região vive momentos de tensão e de ataques frequentes por parte dos rebeldes houthis. Recentemente, os Estados Unidos e o Reino Unido têm atacado embarcações piratas no Mar Vermelho em retaliação ao grupo apoiado pelo Irã. Esta é a terceira vez que o Brasil comanda a CTF 151, que também atua no combate ao tráfico de pessoas e à pesca ilegal.

CLIQUE AQUI e leia a matéria completa.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia