Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VOLTA AO MUNDO Segunda-feira, 06 de Maio de 2019, 10:16 - A | A

06 de Maio de 2019, 10h:16 - A | A

VOLTA AO MUNDO / DIRIGENTE OPOSITOR

Leopoldo López não pode pedir asilo em embaixada da Espanha na Venezuela

Dirigente de oposição a Nicolás Maduro precisaria estar na Espanha para fazer o pedido.

Por Agência EFE



(Foto: Manaure Quintero/Reuters)

LEOPOLDO LOPEZ.jpg

Leopoldo López sai da residência do embaixador espanhol na Venezuela para falar com jornalistas no dia 2 de maio.

 

O dirigente opositor venezuelano Leopoldo López não pode pedir asilo político na embaixada da Espanha em Caracas, onde está refugiado desde o dia 1º de maio, afirmou o ministro das Relações Exteriores interino da Espanha, Josep Borrell, nesta segunda-feira (6).

"Houve muita confusão sobre as condições nas quais ele estava, se ele tinha pedido asilo. Ficou claro que, de acordo com a nossa legislação, o asilo político só pode ser pedido quando se chega a território espanhol, e isso também vale para Leopoldo López", explicou o ministro.

López vai permanecer na residência do embaixador espanhol na Venezuela, à qual ele chegou na terça-feira, mas sem a possibilidade de apresentar um pedido de asilo, afirmou Borrell.

Leopoldo López, sua esposa, Lilian Tintori, e a filha de ambos, de 15 meses, estão na residência do embaixador espanhol na Venezuela depois que o líder opositor foi libertado por militares enquanto cumpria pena de quase 14 anos de prisão em regime domiciliar.

 

O responsável pela diplomacia espanhola ressaltou que o caso de López é "a situação de uma pessoa amparada e protegida", o que "impõe uma série de normas lógicas de comportamento".

 

"A Embaixada da Espanha não pode ser um centro que se dedica a outro tipo de atividades. Isso é bom para a própria estadia de Leopoldo López lá. Com isso, fica tudo claro", ressaltou Borrell.

 

Embora a representação diplomática seja "território espanhol para efeito de inviolabilidade territorial, não é considerada território espanhol com a finalidade de pedir asilo", o que só seria possível caso ele pisasse efetivamente em solo espanhol.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia