Cuiabá, 26 de Abril de 2024

VARIEDADES Quarta-feira, 16 de Outubro de 2019, 15:21 - A | A

16 de Outubro de 2019, 15h:21 - A | A

VARIEDADES / PATRIMÔNIO CULTURAL

Dia Mundial do Pão: confira seleção de dar água na boca ao redor do mundo

Extra



O que é pão para você? As pessoas, geralmente, não precisam de muito tempo para responder à pergunta, mas a resposta diz muito sobre seu país de origem. O historiador William Rubel argumenta que a definição é, quase sempre, baseada na experiência cultural. Para entender como se produz o alimento em cada localidade do planeta e o signficado que ele tem para cada grupo ou nação, confira, neste Dia do Pão, 11 diferentes formas de produzi-lo ao redor do mundo.

"Pão é basicamente o que sua cultura diz que é", diz Rubel, autor de "Pão: uma história global".

O escritor gosta de se concentrar no que o pão faz: transforma grãos básicos como trigo, centeio ou milho em alimentos duráveis que podem ser transportados para os campos, usados para alimentar um exército ou armazenados no inverno.

Mesmo antes de as primeiras sociedades agrícolas se formarem por volta de 10.000 a.C., os caçadores-coletores no deserto preto da Jordânia faziam pão com tubérculos e grãos domesticados.

(Foto:Johannes Eisele/AFP/Getty Images)

Afeganistão

 

a de se concentrar no que o pão faz: transforma grãos básicos como trigo, centeio ou milho em alimentos duráveis que podem ser transportados para os campos, usados para alimentar um exército ou armazenados no inverno.

Mesmo antes de as primeiras sociedades agrícolas se formarem por volta de 10.000 a.C., os caçadores-coletores no deserto preto da Jordânia faziam pão com tubérculos e grãos domesticados.

Bolani, Afeganistão

(Foto:Foto: Shutterstock)

Lavash

 

Bolhas douradas de massa crocante salpicam um bolani feito com perfeição, mas o verdadeiro tesouro do pão achatado favorito do Afeganistão está escondido lá dentro.

Depois de estender a massa levedada em uma folha fina, os padeiros afegãos colocam a bolani com um recheio generoso de batata, espinafre ou lentilha. Cebolinha e ervas frescas adicionam sabor brilhante ao prato macio e reconfortante, que fica com uma crosta crocante quando frita em óleo quente e cintilante.

Lavash, Armênia

(Foto:Foto: Shutterstock)

Lavash

 

 

O pão Lavash é envolto nos recém-casados da Armênia para garantir uma vida de abundância e prosperidade. Para modelar os pães tradicionais, grupos de mulheres se reúnem para rolar e esticar a massa sobre uma almofada acolchoada com feno ou lã. É preciso uma mão experiente para colocar as enormes folhas no interior dos fornos cônicos de argila, onde assam rapidamente no calor intenso.

O pão é tão central à cultura da Armênia que foi designado Patrimônio Imaterial da Unesco.

Pão de queijo, Brasil

(Foto:Shutterstock)

Pão de Queijo

 

O pão de queijo é uma engenhosidade da cozinha da América do Sul. Em muitas regiões, ele pode ser feito com mandioca, a partir de um ciclo de imersão, prensagem e secagem. Grupos indígenas do continente encontraram uma maneira de transformar a raiz em uma estrela culinária. Agora, é a base para uma das guloseimas mais saborosas do Brasil, um pãozinho de queijo cuja crosta crocante dá lugar a um interior macio e levemente azedo.

Pão cubano, Cuba

(Foto: Enrico Spanu/REDA&CO/UIG/Getty Images)

Pão Cubano

 

A banha derretida empresta uma pitada de sabor aos pães da panela cubano, cuja massa fofa oferece um contraste suave à crosta crocante.

Nas padarias cubanas, é possível encontrar o pão dourado com uma linha fina no centro. Alguns padeiros pressionam uma folha de palmito na massa antes de assar para criar uma rachadura distinta ao longo do comprimento do pão.

É popular de Havana a Miami, mas é apenas nos Estados Unidos que você encontrará os pães nos "sanduíches cubanos". Acredita-se que foram inventados durante o século 19 pelos cubanos que vivem na Flórida.

Baguete, França

(Foto: Enrico Spanu)

Baguete

 

Os franceses comem a famosa baguete, símbolo da cultura do país, até mesmo caminhando pelas ruas. A baguete é uma invenção relativamente recente.

Segundo o historiador da gastronomia parisiense Jim Chevallier, pães longos e estreitos, semelhantes às baguetes modernas, ganharam destaque no século 19, e a primeira menção oficial está em uma lista de preços de 1920. No entanto, o presidente francês Emmanuel Macron argumenta que a baguete merece o status de patrimônio cultural.

Pumpernickel, Alemanha

(Foto:Shutterstock)

Alemanha

 

A farinha de centeio pura dá um peso impressionante a esses pães icônicos do Norte da Alemanha.

As versões mais tradicionais são assadas em forno quente e úmido por até 24 horas. É uma técnica incomum que ajuda a transformar açúcares na farinha de centeio, transformando a doçura natural em profundidade de sabor.

Pumpernickel é uma especialidade na região da Vestfália na Alemanha há centenas de anos, e há até uma padaria familiar na cidade de Soest que fez o pão saudável usando a mesma receita desde 1570.

Shalallah, Israel

(Foto: Shutterstock)

Israel

 

Se você acha que o chalá é limitado a pães trançados e travesseiros, pense novamente — tradicionalmente, chalá é o pão usado no ritual judaico.

E os padeiros judeus há muito tempo fazem pães diversos: achatados, pães europeus saudáveis e doces húngaros pontilhados com sementes de papoula.

Os padeiros modernos de Israel se valem dessa rica herança. Mas, nas tardes de sexta-feira em Tel Aviv, você ainda verá muitas das versões clássicas de Ashkenazi que muitas pessoas nos Estados Unidos conhecem como chalá.

Esses pães dourados são macios e brilhantes. É a trança, no entanto, que chama a atenção. Ao enrolar os pedaços de massa, os padeiros criam 12 montes distintos que representam 12 pães no antigo templo de Jerusalém.

Ciabata, Itália

(Foto: Bruce Bisping)

Itália

 

O pão está evoluindo continuamente, e não há exemplo melhor do que este pão italiano icônico, que só foi inventado na década de 1980.

Em 1982, o padeiro italiano Arnaldo Cavallari criou o pão baixo e mastigável, desafiando os pães no estilo baguete que ele viu ocupando as padarias romanas.

Foi um momento decisivo no retorno dos pães artesanais, que tem raízes nas décadas de 1960 e 1970, contra o sistema alimentar cada vez mais industrializado.

Tortilhas, México

Tortilhas.jpg

 

Finas rodelas de massa de milho empoladas e douradas, as tradicionais tortilhas têm sido consumidas no México desde pelo menos 700 a.C. As tortilhas de milho são um dos alimentos mais amados do mundo.

Antes de ser moído, o milho é misturado com um ingrediente alcalino, como a cal, em um processo químico que torna o grão mais nutritivo e mais fácil de digerir.

Broa de milho, Portugal

(Foto: Shutterstock)

Broa de Milho

 

O milho e o trigo sarraceno são moídos em pedra, peneirados e amassados numa calha de madeira para obter a versão mais tradicional deste saudável pão de camponeses do Norte de Portugal.

Quando os pães são assados em fornos a lenha, um arquipélago de fragmentos de crosta de farinha se expande sobre fendas profundas. Os fornos são selados com massa de pão, o que funciona como um timer natural para o forno: o pão está pronto quando a massa fica marrom tostada.

Os europeus não provavam milho até chegarem às Américas, mas seria adotado com avidez nas regiões do Norte de Portugal, onde as condições do solo são pouco adequadas para o cultivo de trigo.

Karavai, Rússia

(Foto: Shutterstock)

Karaiva

 

(Foto: Shutterstock)


 

A produção de pães se torna arte nos feriados russos, quando as massas são douradas, e o karavai enfeitado com flores, animais e redemoinhos de massa.

O pão desempenha um papel de destaque nos casamentos, com regras elaboradas para o processo de cozimento: tradicionalmente, uma mulher feliz e casada deve misturar a massa, e um homem casado deve por o pão redondo no forno.

Até a forma redonda tem um simbolismo antigo. Acredita-se que remonta à antiga adoração ao sol. Agora, está pronto para garantir saúde e prosperidade para um novo casal.

 

 

 

 

 

 

 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia