Cuiabá, 14 de Maio de 2024

POLÍTICA Quinta-feira, 30 de Maio de 2019, 18:12 - A | A

30 de Maio de 2019, 18h:12 - A | A

POLÍTICA / CONSUMIDOR ECONOMIZOU ATÉ 50%

Ulysses critica alta carga tributária e apoia Dia Sem Imposto da CDL Cuiabá

Única News
Com assessoria



O cidadão brasileiro trabalha em média 153 dias do ano apenas para pagar impostos. Isso equivale a cinco meses inteiros, apenas para custear a máquina pública federal, estadual e municipal. E é justamente quando se completam estes primeiros 153 dias do ano que a Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) promove o “Dia Sem Imposto”. O evento foi realizado nesta quinta-feira (30), em Cuiabá.

Nesta data, os lojistas que participaram da ação comercializaram seus produtos praticando preços sem os impostos embutidos. Com isso, a redução do valor supera em muitas vezes os 50%, em média. De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), um total de 141 empresas participaria do manifesto.

O movimento foi criado para manifestar a insatisfação, seja de consumidores, como de empreendedores, com a alta carga tributária praticada no Brasil atualmente. Nos setores de maquiagem, a incidência de impostos no preço final é de 58% e 43% respectivamente. No de perfumaria, este percentual chega aos 70%. Para o deputado estadual Ulysses Moraes (DC), este tipo de campanha é fundamental em uma luta pela redução da tributação.

"O Dia Sem Imposto vai totalmente na linha do que acredito e tem meu total apoio. É sempre bom ver a sociedade e empreendedores se mobilizando espontaneamente para discutir algo tão importante quanto a carga tributária. Quanto mais as pessoas tiverem consciência do quanto pagam de imposto, mais indignadas com os retornos não oferecidos pelo poder público elas ficarão. Com isso, mais transformações nesse cenário poderão acontecer", afirmou o deputado.

Comerciantes de municípios como Várzea Grande, Sinop e Rondonópolis também aderiram à campanha. São lojistas dos setores de perfumaria, vestuário, decoração, construção, cosméticos, drogarias, alimentícios, joalherias, óticas, entre outros. Para o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, o intuito da ação é mostrar aos consumidores e a sociedade, o quanto a alta carga tributária impacta no preço dos produtos.

“A função dessa iniciativa é mostrar principalmente para o consumidor o tanto que ele paga de imposto quando compra qualquer coisa. Muitas vezes, por má informação, ele acha que não paga este imposto e que o custo fica apenas para a empresa. Outro objetivo é mostrar para a sociedade, governo e legisladores, esta carga tributária que a população precisa suportar e não tem de volta este valor em serviços e benefícios. É um movimento de protesto e educativo”, afirmou.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia