Cuiabá, 08 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 05 de Janeiro de 2018, 09:53 - A | A

05 de Janeiro de 2018, 09h:53 - A | A

POLÍTICA / "COMPRA DE CADEIRA"

Sérgio Ricardo sofre nova derrota de voltar ao TCE

Wellyngton Souza



(Foto: TCE-MT)

Sergio Ricardo.jpg

 

A ministra e presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou um novo pedido para que o conselheiro afastado do Tribunal de Contas (TCE), Sérgio Ricardo, volte ao cargo, em decisão assinada nesta quinta (4).

 

O ministro Luiz Fux, do STF, responsável pela ação, já havia negado um novo pedido, em 7 de dezembro, alegando que não tinha elementos suficientes para a apreciação.

 

Sérgio Ricardo foi afastado no início de 2017 pelo Tribunal de Justiça, por suposta compra de uma cadeira no Tribunal de Contas. Em 14 de setembro, o ministro Luiz Fux também determinou o afastamento do conselheiro, quando foi desencadeada a operação Malebolge.

 

A decisão atingiu também o então presidente do TCE, Antonio Joaquim, e os conselheiros Valter Albano, José Carlos Novelli e Waldir Júlio Teis.

 

Entenda o caso

 

No dia nove de janeiro do ano passado, o juiz Luís Aparecido Bortolussi Júnior, da Vara Especializada em Ação Civil Pública e Ação Popular, determinou o afastamento imediato do conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida, acusado de compra de uma vaga no Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT).

 

Bortolussi também decretou o bloqueio de bens no valor de R$ 4 milhões dele e de outros réus, entre eles está Blairo Maggi, senador licenciado e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 

O Ministério Público Estadual (MPE) encaminhou à Justiça de Mato Grosso, denúncia, apontando que em 2009 ocorreu um esquema fraudulento envolvendo conselheiros, deputados estaduais, secretário de Fazenda e governadores.

 

Os réus são Sérgio Ricardo, Alencar Soares Filho (ex-conselheiro do TCE), Blairo Borges Maggi (à época governador de Mato Grosso), Eder de Moraes Dias (ex-secretário de Fazenda de Maggi e Silval Barbosa), Gercio Marcelino Mendonça Júnior (empresário), Humberto Melo Bosaipo (ex-conselheiro do TCE), José Geraldo Riva (ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Leandro Valoes Soares (filho de Alencar) e Silval da Cunha Barbosa (ex-governador de Mato Grosso).

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia