Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Quarta-feira, 17 de Abril de 2019, 11:10 - A | A

17 de Abril de 2019, 11h:10 - A | A

POLÍTICA / JANAÍNA RIVA ASSUME O CARGO

Botelho passa presidência e enaltece importância de uma mulher à frente da Casa

Euziany Teodoro
Única News



O deputado estadual Eduardo Botelho (DEM) passou a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, na sessão desta quarta-feira (17), à deputada Janaína Riva (MDB), primeira mulher na história do legislativo mato-grossense a assumir o cargo.

Em seu discurso, Botelho falou sobre o momento histórico. “Estamos escrevendo um pedaço importantíssimo da história deste parlamento. Depois de 19 legislaturas, pela primeira vez uma mulher vai assumir de forma oficial a presidência desta casa”.

Há dois mandatos, Janaina é a única mulher eleita para a Assembleia, sendo que no pleito de 2018 foi a mais votada no Estado entre todos os deputados. Ela tem levantado a bandeira do feminismo e da mulher na política em seu trabalho no legislativo desde o início.

Botelho, que faz aniversário no dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher, afirma que sente orgulho de ser o primeiro a proporcionar a direção da Casa a uma mulher.

“Coincidências a parte, confesso que poder fazer esta passagem, mesmo que temporária, me enche de orgulho, até mesmo porque a senhora deputada é uma das pessoas mais competentes que já sentou nas cadeiras desta casa. Pela competência e disponibilidade não tenho dúvidas que ainda irá assumir muitos outros cargos de destaque não só nesta casa, mas no nosso estado e no cenário federal deste país”, disse.

Janaina assume o cargo durante licença de Botelho para cuidar de assuntos pessoais, no período de quatro meses. “Deputada Janaína, você assume esta cadeira, mesmo que por um curto período, mas você assume de forma oficial por todas elas e por todas as mulheres mato-grossenses. Não posso deixar de enaltecer também outras mulheres que vieram antes de você e muito contribuíram com este parlamento”.

Parafraseando Cora Coralina, Botelho desejou sucesso à sucessora. “Parafraseando a poetiza Cora Coralina, posso dizer essas são “aquelas mulhers que fizeram a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores”. Seu nome já está registrado na história do nosso estado, nobre deputada”.

“Por isso concluo afirmando que através de você, deputada Janaina Riva, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso homenageia e parabeniza todas as mulheres mato-grossenses, e torcemos para que muito em breve aqui neste parlamento possamos ter pelo menos cinquenta por cento de parlamentares femininas. Vou me afastar por uns dias, e vou muito tranquilo, porque seu nome é sucesso, deputada”, concluiu.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia