Cuiabá, 06 de Maio de 2024

POLÍTICA Sexta-feira, 18 de Março de 2022, 19:41 - A | A

18 de Março de 2022, 19h:41 - A | A

POLÍTICA / "ABUSO DE AUTORIDADE"

Cinco vereadores invadem Secretária de Saúde com câmeras e tratam servidores com agressividade

Mayara Campos
Única News



Cinco vereadores por Sinop (a 480 km de Cuiabá) estão sendo acusados de invadir a Secretaria Municipal de Saúde, de forma agressiva e com câmeras, para fiscalizar uma suposta denúncia de remédios vencidos comprados pela Pasta, na quarta-feira (16). O caso foi registrado em um boletim de ocorrência pela diretora da Atenção Primária, da Saúde.

De acordo com as informações, os vereadores Elbio Volkweis, Mario Sugizaki, Célio Garcia, Lucinei Amaro e Paulinho Abreu entraram na sede da Secretaria por volta das 8h30. Além deles, haviam duas pessoas portando câmeras para filmar toda a ação.

Conforme o relato dos servidores, a abordagem dos parlamentares  foi agressiva e abusiva, causando “constrangimento e pânico entre os funcionários”. 

Durante a invasão, o vereador Mário Sugizaki afirmou que recebeu  uma denúncia de que havia ali medicamentos de tabagismo e anticoncepcionais vencidos. No entanto, a Pasta informou que que estes tipos de medicamentos só são distribuídos em farmácias populares.

“A comunicante narra que eles já entraram na secretaria com as câmeras ligadas, e que o vereador Célio Garcia foi abrindo armários, gavetas, caixas, usando de sua autoridade como vereadores para amedrontar, e coagir pessoas presentes”, diz trecho do boletim de ocorrência. 

Por fim, a relatora disse ainda que os servidores tiveram que ligar para a responsável pelo programa de tabagismo, pois o vereador Elbio Volkweis exigia uma explicação naquele momento. Os funcionários estavam amedrontados. Além disso, a servidora contatada está fazendo um tratamento de quimioterapia devido a um câncer.

A ligação também foi inteiramente gravada pelos vereadores. A comunicante do caso à polícia, precisou de tratamento médico por conta de toda a situação. 

Outro lado

O vereador Mário Sugizaki disse à imprensaque não houve qualquer tipo de constrangimento ou coação por parte dos vereadores que foram até o local. Segundo ele, o grupo de vereadores conseguiu localizar caixas de remédios que estavam vencidos, e tudo foi feito de maneira respeitosa.

“Precisa de autorização para entrar na Secretaria? Não precisa de autorização e nós não chegamos acusando ninguém, fomos lá e perguntamos, muitas delas [servidoras] não souberam responder, fomos no almoxarifado e de fato tinha medicamentos vencidos”, afirmou. 

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia