Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Segunda-feira, 18 de Fevereiro de 2019, 10:51 - A | A

18 de Fevereiro de 2019, 10h:51 - A | A

CIDADES / DANOS AMBIENTAIS

Hidrelétrica é multada em R$ 50 mi por morte de 13 toneladas de peixes

Claryssa Amorim
Da Redação



Uma hidrelétrica em Sinop (a 503 km de Cuiabá) foi multada em R$ 50 milhões pelos danos ambientais causados com a morte de 13 toneladas de peixes no Rio Teles Pires. De acordo com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), o valor da multa atingiu o patamar máximo, devido à gravidade dos fatos.

Segundo a perícia técnica da Sema, as mortes foram ocasionadas pelo enchimento do reservatório da empresa Sinop Energia, que começou no início deste ano. E já no dia 4 de fevereiro foi identificada a morte de mais de 30 espécies de peixes atingidos.

De acordo ainda com a Sema, a usina não fez a limpeza de uma área que fica debaixo da barragem chamada de vertedouro e quando a comporta foi aberta, saiu toda a sujeira, o que causou a morte dos peixes.

A bióloga do órgão, Edilaine Theodoro, as mortes foram associadas pela construção da barragem, pois teve uma bacia de dissipação, que é uma bacia que fica em frente ao vertedouro.

“Quando esse vertedouro foi aberto recentemente, que até então estava aberto, ocasionou todo o sedimento a baixo no rio, abaixo da barragem, o que houve a mortalidade dos peixes”, complementou a bióloga.

O caso da morte dos peixes também está sendo apurado pelo Ministério Público Estadual (MPE), que chegou a entrar na Justiça com pedido de suspensão do enchimento do reservatório, além do fechamento imediato de um sistema que faz a transposição dos peixes da usina hidrelétrica, em Colíder (a 648 km da Capital).

No entanto, a Advocacia Geral da União entendeu que esse processo é de competência Federal. A ação deve tramitar no Ministério Público Federal (MPF).

Em nota, a empresa informou que tomou todas as medidas necessárias para amenizar a situação, assim que identificou a morte dos peixes e que não mediu esforços e recursos para reestabelecer as condições naturais do trecho envolvido do Rio Teles Pires.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Álbum de fotos

(Foto: Reprodução/TVCA)

(Foto: Reprodução/TVCA)

(Foto: Reprodução/TVCA)

(Foto: Reprodução/TVCA)

Comente esta notícia