Cuiabá, 06 de Maio de 2024

CIDADES Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2022, 16:26 - A | A

21 de Janeiro de 2022, 16h:26 - A | A

CIDADES / NOVO DECRETO

Empréstimos feitos por servidores de Cuiabá não podem ultrapassar 55% do salário

Thays Amorim
Única News



O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), publicou um novo decreto que não permite empréstimos a servidores municipais que ultrapassem 55% do salário total. A decisão foi publicada na Gazeta Municipal da última quinta-feira (20).

O chefe do Executivo Municipal justificou a medida com a necessidade de controle das informações pertinentes às empresas consignatárias e o grande número de descontos efetuados a título de consignação.

São excluídos do cálculo valor pago a título de contribuição para serviços de saúde, sindicatos ou entidades de classe de servidores para aquisição de bens e serviços.

Os 55% poderão ser categorizados da seguinte maneira: 10% da remuneração pode ser destinada exclusivamente a consignações, 35% para as demais consignações facultativas e 10% para operações com cartões de crédito e benefícios concedidos por bancos ou entidades do sistema financeiro.

Com isso, a partir dessa nova medida, o limite que era de 75% baixou para 55%. Esse limite refere-se ao total possível de desconto voluntário do servidor, baseado na remuneração líquida, sendo excluídos desse total, o valor dos cálculos tributários de consumo.

Pela normativa, o prazo para amortização de novos empréstimos não poderá exceder 120 meses.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia