Cuiabá, 26 de Abril de 2024

CIDADES Quinta-feira, 30 de Novembro de 2017, 15:42 - A | A

30 de Novembro de 2017, 15h:42 - A | A

CIDADES / CENTRO HISTÓRICO

Cuiabania faz protesto exigindo revitalização de Casa de Bem Bem

Da Redação



(Foto: Alair Ribeiro)

fcb4323801d513843c05a0f941b475c4.jpg

 

Amigos e familiares fizeram uma manifestação em prol da revitalização do espaço Casa de Bem Bem, na rua Barão de Melgaço, região central de Cuiabá. O casarão que chegou a sediar as festas de São Benedito está completamente abandonado.

 

 

O local foi construído em 1850, onde viveu Constância Figueiredo Paula, mais conhecida como Dona Bem-Bem, uma das figuras mais tradicionais da capital. O local que deveria estar revitalizado, reformado e funcionando como um centro de atividades sociais está abandonado. Dona Constança nasceu em 1919 e morreu em 1990, aos 71 anos.

 

"Eu resolvi fazer esse abraço simbólico para que a Casa não caia e para que não morra a nossa cultura. Ela que foi uma pessoa muito importante para Cuiabá não só socialmente, mas culturalmente então nós como filhos, cuiabanos, não podemos deixar", disse Constança Palma.

 

Em 2012, foi feito um acordo com a família Paula. O governo do estado assinou um termo de permissão e uso do casarão para um período de cinco anos com a promessa de realizar atividades culturais. A proposta era para revitalização do espaço através do PAC Cidades Históricas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) junto com a Prefeitura de Cuiabá, mas a obra foi paralisada e desde então nada foi feito.

 

 

 

O secretário Cultura, Esportes e Turismo, Francisco Vuolo, disse que compreende a reivindicação da família e amigos e que local deve ser reformado até o próximo ano. "Essa semana a obra foi retomada e foi feito toda uma cobertura para proteger a relação da chuva. Vamos trabalhar para poder entregar o espaço revitalizado até o próximo ano".

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia