Cuiabá, 13 de Maio de 2024

SAÚDE E BEM ESTAR Domingo, 08 de Março de 2020, 15:20 - A | A

08 de Março de 2020, 15h:20 - A | A

SAÚDE E BEM ESTAR / REVISTA ÚNICA

Modulação hormonal: método permite que organismo funcione em harmonia

Aline Almeida
Revista Única



WhatsApp Image 2020-02-26 at 11.56.34.jpeg

 

Essenciais para o bem-estar, vitalidade, disposição, memória, desejo sexual e outros, os hormônios são responsáveis para o pleno funcionamento do corpo. No entanto, por volta dos 30 anos, a produção destes hormônios começa a cair. A queda ocorre tanto para homens quanto para as mulheres. A deficiência dos hormônios começa a trazer alguns reflexos na vida das pessoas. Mas você sabia que os hormônios podem ser repostos e, assim, oferecer melhor qualidade de vida?

Quem explica o assunto é o médico Walid Khalil. Walid é cirurgião geral, urologista e pós-graduado em fisiologia hormonal. O especialista conta que passou a estudar o que a falta de hormônio pode causar ao ser humano. Ele salienta que a opção de viver sem hormônios existe, mas o que acontece é que a maioria das pessoas sofre com a falta de informação, de acesso, por não conhecer o assunto. Por outro lado, há aqueles que preferem não aguardar passivamente pela queda hormonal. Algumas pessoas passam a atuar de forma preventiva para que os hormônios funcionem a pleno vapor durante toda a vida.

Envelhecer é inevitável, mas ter uma longevidade saudável é uma opção de vida. O método utilizado pelo especialista engloba, além da prática de atividades físicas, a mudança de hábitos alimentares e melhoria da qualidade do sono – fatores importantíssimos para o bom funcionamento do organismo e para a produção natural de hormônios – a reposição segura através de hormônios bioidênticos.

“Descobrimos que, com a reposição segura, só temos a ganhar em estar reequilibrando os níveis hormonais. Tentamos devolver para a pessoa o que ela tinha quando mais nova, quando produzia naturalmente o suficiente para o organismo funcionar”, diz.

Walid trabalha com a modulação hormonal, que associa um tratamento mais amplo, completo, onde tem que melhorar o paciente como um todo. Para isso, o paciente passa por exames laboratoriais para avaliar se os sintomas que apresenta são característicos de déficit de hormônios. Junto, vem a análise clínica, para assim chegar ao tratamento mais adequado à pessoa.

“Os hormônios são muito importantes para funcionamento do corpo. Mas o paciente deve ser bem estudado, orientado. Tudo para fazer com que tenha a qualidade de vida melhor do que viver sem hormônio”, diz.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas pelas glândulas, tecidos especializados e neurônios, que equilibram as funções biológicas do corpo, tal qual o metabolismo, o crescimento, a sexualidade, entre outros. E, ao longo de nossas vidas, os valores hormonais vão decaindo de forma contínua e sistemática. Essa queda pode ainda ser agravada por estresse, alimentação inadequada, sedentarismo e tabagismo.

Segundo Walid, é muito importante todo o paciente que vai buscar um tratamento de reposição hormonal, entender que a reposição só funciona se houver reeducação, a principal delas é a reeducação alimentar. O médico frisa que o aparelho digestivo é um dos órgãos mais complexos do corpo humano, só perde para o cérebro. Tudo passa pelo intestino. Para ter uma boa reposição é importante se alimentar bem. Tratar do intestino, dar o melhor que ele precisa.

“O objetivo da modulação, além da melhora da qualidade de vida, é melhorar a performance em todos os aspectos, seja no esporte, trabalho, sexo. Além de diminuir os riscos de potenciais eventos, principalmente coronarianos, diminuir o risco para doenças crônicas degenerativas, como diabetes, hipertensão, Alzheimer e câncer”, explica Walid Khalil.

Walid Khalil complementa que a definição de modulação na verdade é a regulação, o equilíbrio dos níveis hormonais. Quando se fala em modulação, se fala em reequilíbrio das taxas hormonais, deixar afinado, ou devolver ao organismo o que ele sempre produziu normalmente. “O principal é deixar o organismo todo equilibrado para manter as funções necessárias e auxiliar no funcionamento de todos os órgãos, com efeitos protetores”, diz.

O médico afirma ainda que, para alguns, a pausa na produção de hormônio vai ser mais rápida do que para outros. Isso está ligado ao estilo de vida que a pessoa leva. A produção hormonal do organismo está ligada à qualidade de vida que se tem, à alimentação saudável e a uma boa noite de sono. Quanto melhor a qualidade do sono, melhor a produção de hormônio.

O especialista explica que a queda na produção de hormônios ocorre tanto para homens quanto para mulheres. A única coisa que diferencia é que a mulher tem a pausa, chamada de “menopausa”. “O objetivo da modulação, além da melhora da qualidade de vida, é melhorar a performance em todos os aspectos, seja no esporte, trabalho, sexo. Além de diminuir os riscos de potenciais eventos, principalmente coronarianos, diminuir o risco para doenças crônicas degenerativas, como diabetes, hipertensão, Alzheimer e câncer”, finaliza.

Informações

Quer conhecer mais sobre modulação hormonal? Walid Khalil atende no endereço: Avenida das Flores, complexo Hospitalar Cuiabá, sala 14, primeiro andar. Telefone: (65) 3051-3579

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia