Fred Moraes
Única News
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve vir a Mato Grosso no dia 26 de junho, semana que vem. Conforme o deputado estadual Valdir Barranco (PT), a secretaria de comunicação do presidente tenta trazer o líder petista novamente a Rondonópolis (212 km de Cuiabá), o primeiro município do Centro-Oeste visitado por Lula em seu terceiro mandato.
Em entrevista ao Única News, Barranco disse que existe uma forte possibilidade de o presidente lançar o Plano Safra de 2024 em solo mato-grossense e quem está encabeçando a agenda seria o ministro de agricultura e pecuária, Carlos Fávaro (PSD). A confirmação será passada ao petista ainda nesta quarta-feira (19). Ele ressalta que, caso a agenda seja confirmada, será um passo importante para o Estado.
“Hoje deve estar sendo definida a vinda do presidente Lula dia 26 em Rondonópolis, que é uma articulação do Fávaro. O Plano Safra sempre foi lançado no Planalto. Mas, há um trabalho que poderá trazê-lo à Rondonópolis, hoje saberemos disso. Se vier, será muito importante para o agronegócio, bem como Mato Grosso todo”, disse.
Já a vinda de Lula na capital segue sem nenhuma novidade. Barranco revelou que existem "intenções partidárias" de que Lula venha durante o período de campanha das eleições municipais para “abençoar” o deputado estadual Lúdio Cabral, candidato do PT em Cuiabá.
“Não tem [data] porque depende de quando as campanhas começarem. O presidente Lula, o PT e os aliados farão um cronograma de organização nas agendas. Mas, sabemos que em Cuiabá o Lúdio estará nas agendas”, finaliza.
Barranco antecipou no inicio do mês que tentava, junto do ministro de relações institucionais, Alexandre Padilha, conversas para que Lula viesse a Cuiabá para participar da inauguração de dois aeroportos no Estado que passam por uma ampla reforma, nas cidades de Várzea Grande e Rondonópolis.
A visita oficial de Lula a Cuiabá está sendo aguardada desde março de 2023, após o presidente desembarcar em Rondonópolis para uma entrega de uma obra residencial na cidade. Havia especulações de que Lula viria até a capital no aniversário da cidade, 8 de abril, do mesmo ano para participar de solenidade das comemorações, o que não se concretizou.
PLANO SAFRA
O Plano Safra é a principal plataforma de crédito agrícola subsidiado do país, sendo ansiosamente aguardado pelo agronegócio nacional. Previsto para ser lançado na próxima semana, o montante a ser liberado deve atingir um valor recorde, superando os R$ 364,22 bilhões disponibilizados na temporada 2023/24.
ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI
RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1 - GRUPO 2 - GRUPO 3