Cuiabá, 25 de Abril de 2024

POLÍTICA Sábado, 12 de Setembro de 2020, 09:52 - A | A

12 de Setembro de 2020, 09h:52 - A | A

POLÍTICA / OPERAÇÃO ARARATH

MPF denuncia ex-deputados por receberem mensalinho de Silval Barbosa

Única News
Da redação



O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o ex-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e seu então chefe de gabinete, Silvio Cesar Correa Araujo, por corrupção ativa e associação criminosa. Também foram denunciados pelos mesmos crimes, dez ex-deputados estaduais.

Os denunciados são acusados de compor um grupo de deputados da Assembleia Legislativa (ALMT) que recebiam dinheiro, conhecido como “mensalinho”, para garantir a governabilidade e a aprovação das contas do Executivo estadual.

O inquérito policial foi relatado na data de 27 de agosto de 2020. Ao oferecer a denúncia, o MPF requereu o levantamento do sigilo desta. O pedido foi acolhido pela Justiça Federal.

O mensalinho veio a tona, após investigações da Operação Ararath. Segundo delação premiada de Silval, os pagamentos eram realizados aos deputados com "fim exclusivo e único" para aprovação de projetos do Governo do Estado.

O esquema

As propinas eram pagas com recursos desviados do Programa MT Integrado, de incentivos fiscais e de obras da Copa do Mundo, durante a gestão de Silval. Para manter os interesses da gestão (e do esquema) funcionando, assim como aprovação das contas e projetos do Governo na Assembleia, os deputados teriam recebido o “mensalinho”, no total de R$ 600 mil, que teria sido dividido em 12 vezes de R$ 50 mil.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia