Cuiabá, 26 de Abril de 2024

POLÍTICA Segunda-feira, 01 de Março de 2021, 16:46 - A | A

01 de Março de 2021, 16h:46 - A | A

POLÍTICA / SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NESTA 3ª

Deputados devem aprovar multa a quem desrespeitar ‘mini-lockdown’, diz Russi

Keka Werneck
Única News



Presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB) convocou sessão extraordinária online para esta terça (2), às 10h, para apreciar a questão da multa a ser aplicada a quem infringir o decreto de “mini-lockdown” do governador Mauro Mendes (DEM), anunciado hoje (1º).

Os deputados devem aprovar esse ponto do decreto, de acordo com Russi, e torná-lo lei. Em coletiva à imprensa, o presidente disse ter conversado com parlamentares, que demonstraram preocupação com o momento. Ele deu a entrevista ao lado do governador e do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Russi ressalta que as medidas impostas agora foram levadas às federações de setores econômicos importantes, prefeitos e aos Poderes. “Teve um amplo diálogo”, assegura.

Reconhece que medidas mais duras vão afetar setores que já passam por dificuldades, como comércio, bares e restaurantes, mas esses 14 dias de “mini-lockdown” servirão também para “colocar a mão na consciência”.

O presidente chamou atenção para a alta taxa de ocupação hospitalar – 87% - e o quanto é triste precisar de UTI e não ter. “Muito difícil receber uma ligação, uma cobrança de um amigo, um parente e não ter condições de oferecer isso (um leito)”, comenta.

Pelo menos um deputado já se manifestou se opondo ao mini-lockdown do Governo, que impõe, entre outras regras, toque de recolher das 21h às 5h. O petista Lúdio Cabral, que é médico sanitarista, avalia que faltou coragem para restringir o ir e vir também de dia.

“O coronavírus não circula só à noite. O vírus circula 24 horas por dia. O sistema de saúde está em colapso. Novas variantes, mais contagiosas, circulam no Estado. Então essa decisão do governador é insuficiente e inadequada para a realidade que a estamos vivendo agora”, advertiu. Ele deve cobrar mais rigidez ainda no projeto de lei.

Confira todas as normas do novo decreto clicando aqui.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia