Cuiabá, 26 de Abril de 2024

COMPORTAMENTO Quinta-feira, 14 de Maio de 2020, 11:49 - A | A

14 de Maio de 2020, 11h:49 - A | A

COMPORTAMENTO / PROJETO MOVIMENTO COVID-19

Voluntários vão dar orientação emocional e financeira para quem está em apuros durante a pandemia

G1



Na última coluna, falei do impacto do novo coronavírus nos planos para a aposentadoria, mas quem perdeu dinheiro e o rumo precisa de ajuda personalizada agora. Ainda bem que, desde segunda-feira, há um serviço gratuito com esse objetivo. O Projeto Movimento Covid-19 acabou de sair do forno e reúne uma equipe de voluntários com profissionais da área de saúde mental (psicólogos, psiquiatras e psicanalistas) e de planejamento financeiro oferecendo orientação e suporte em uma rede solidária.

O projeto tem a assinatura da educadora financeira Laura Coutinho, que produziu o material didático do Programa Nacional de Educação Financeira do MEC para os ensinos Fundamental e Médio. Ela diz que a iniciativa nasceu da angústia diante da situação de crise e, em duas semanas, conseguiu construir uma rede solidária: “a primeira etapa será escutar quem está buscando ajuda, e ficará a cargo dos profissionais da área de saúde mental, que vão avaliar as necessidades de cada um. São eles que farão o encaminhamento para os planejadores financeiros”.

Os voluntários estão disponibilizando de uma a dez horas semanais de seu tempo e Laura lembra que o estresse provoca forte impacto no racional e na capacidade de tomar decisões: “quem trabalha com educação financeira sabe que não se lida apenas com questões racionais, e que o emocional tem um papel relevante no comportamento das pessoas em relação a dinheiro e planejamento”. Esse é o momento no qual aumenta o risco de alguém se ver seduzido por esquemas que parecem vantajosos, mas que não passam de armadilhas, como fraudes e pirâmides. Por isso, o site também disponibiliza links de educação financeira para quem quiser se informar melhor sobre o tema.

Criada em 2013, a Crisis Text Line é um exemplo sobre os benefícios de uma boa prosa. Com atuação nos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Irlanda, a organização tem planos de, no prazo de dois anos e meio, ampliar seu atendimento para países de língua portuguesa, espanhola, francesa e árabe. São 30 mil voluntários que, nesses tempos de pandemia, realizam 6 mil conversas por dia. Basta acessar a plataforma para começar um papo on-line sobre o motivo da aflição. Num webinar do Milken Institute realizado semana passada, Nancy Lublin, fundadora e CEO da entidade, disse que o coronavírus é uma espécie de monstro com três cabeças, porque ataca as pessoas em diversas frentes: na saúde, no convívio social e no campo financeiro. O serviço detectou que a faixa entre 18 e 45 anos é a mais afetada e ela afirmou que, para lidar com a angústia, a melhor abordagem é estabelecer metas de curtíssimo prazo: “fica mais administrável se trabalharmos com pequenas janelas de tempo, como o que será feito até a noite, ou amanhã de manhã”.

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