21 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Sábado, 31 de Agosto de 2024, 15:44 - A | A

31 de Agosto de 2024, 15h:44 - A | A

CIDADES / ESTADO EM CHAMAS

VÍDEO: Incêndio atinge terra indígena no noroeste de MT e assusta moradores

Corpo de Bombeiros aguarda autorização de acesso da Funai para entrar na área e combater as chamas

Ari Miranda
Única News



Um incêndio de grandes proporções atingiu a Terra Indígena Apiaka Kaiabi Munduruku, na manhã deste sábado (31) em Juara (655 km de Cuiabá). Indígenas que residem na aldeia registraram o momento em que o fogo chega próximo às residências do local.

VEJA VÍDEO NO FINAL DESTA MATÉRIA

Nas imagens, é possível ver uma grande quantidade de fumaça e as labaredas atingindo uma altura de aproximadamente 4 metros. Além disso, também é possível ver o desespero dos habitantes da área, que deixam o local em desespero para fugir do perigo das chamas.

Ainda não se sabe como o incêndio começou. Porém,segundo informações do Corpo de Bombeiros, a alguns dias, as queimadas vem assolando a região e colocando em risco as aldeias e a extensa faixa de floresta Amazônica do local. Mais de 885 indígenas vivem na região, que comporta seis aldeias, distribuídas por 109 mil hectares.

Conforme apurado pelo Única News, o fogo na área é combatido por uma pequena brigada, composta por 10 moradores da própria terra indígena, que contam com poucos e precários instrumentos para os trabalhos. Equipes dos Bombeiros ainda não puderam entrar na aldeia para combater as chamas, porque a intervenção dos militares ou brigadistas de outros órgãos governamentais na área indígena só é permitida com autorização da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso informou ainda que segue monitorando a situação do incêndio na área através de satélites, que permitem um monitoramento preciso da situação com a detecção dos focos de calor e a captação de dados necessária, para adotar a estratégia ideal para combaterem o fogo assim que a Funai conceder a autorização para entrada na Terra Indígena.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia