Cuiabá, 05 de Maio de 2024

CIDADES Segunda-feira, 06 de Julho de 2020, 18:10 - A | A

06 de Julho de 2020, 18h:10 - A | A

CIDADES / CORRUPÇÃO EM TODAS AS ESFERAS

Tabelião cobra 30% do salário de substituta para indicá-la a cargo em cartório

Euziany Teodoro
Única News



A tabeliã interina do Cartório do 2º Ofício de Itaúba (a 600 km de Cuiabá), Juliana Morelato, denunciou o antecessor dela, o tabelião Adão Ricardo de Freitas, ao Ministério Público do Estado (MPMT) e ele será investigado por corrupção e improbidade administrativa.

Adão teria cobrado propina para indicá-la ao cargo. Ele queria receber 30% do salário dela, tão logo Juliana assumisse o cargo.

Juliana foi nomeada em junho de 2018 e chegou a fazer os repasses por um tempo. No entanto, em fevereiro de 2019, ficou impossibilitada de pagar a propina e decidiu denunciar.

“Considerando que diante disso, em 04/06/2018 foi nomeada quando começou a trabalhar e repassar mensalmente os valores. Todavia, devido à impossibilidade de continuar com os repasses, no mês de fevereiro de 2019, teria informado ao senhor Adão Ricardo de Freitas, que teria insistido com os repasses”, diz a denúncia.

O Ministério Público aceitou a denúncia e vai investigar Adão de Freitas. Porém, Juliana também será investigada, pois aceitou pagar a propina, ato também considerado corrupto.

“Apurar eventual ato de improbidade administrativa, em razão da afronta aos princípios da administração púbica, perpetrado pela Tabeliã Interina Juliana Morelato e por Adão Ricardo de Freitas”, decidiu o promotor Arthur Yasuhiro Kenji Sato.

O inquérito foi instaurado em 3 de junho e tem prazo de 30 dias para coletar documentos e provas para, se for o caso, levar a denúncia à Justiça.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia