Cuiabá, 13 de Agosto de 2020

CIDADES
Sexta-feira, 31 de Julho de 2020, 15h:52

LABORATÓRIO

IFMT de Alta Floresta faz testes de Covid-19 em comunidades quilombolas

Única News
Com Assessoria

Assessoria

O Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), campus Alta Floresta, disponibilizou 200 testes de Covid-19 para as comunidades quilombolas de Mata Cavalo e Chumbo, localizadas em Nossa Senhora do Livramento e Poconé. A ação é uma parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), articulada pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial.

Os testes realizados são do tipo RT-PCR, que faz a detecção do vírus no organismo do paciente e é considerado o melhor pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo alto índice de precisão e confiabilidade. Os parceiros envolvidos na ação fazem a coleta dos exames nas comunidades e o IFMT fará a análise.

Diretor do campus Alta Floresta, Julio César dos Santos lembra que as comunidades quilombolas estão entre os grupos mais fragilizados devido ao seu contexto social e por isso os poderes instituídos devem olhar com atenção especial para essas pessoas neste momento de crise. “Nós temos buscados parcerias para intensificar e potencializar as ações de combate ao coronavírus não só na região de Alta Floresta, mas em todo Mato Grosso. Estamos conscientes do papel social que nossa Instituição tem e nossos servidores estão trabalhando e se dedicando para amenizar os efeitos dessa crise”, disse o professor.

O laboratório do IFMT Alta Floresta foi criado para contribuir com as prefeituras no controle da pandemia do novo coronavírus, já que não existia nenhum laboratório na região e os testes eram enviados para Cuiabá e demoravam em média 15 dias para o retorno dos resultados. Estão sendo atendidos os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás.

As secretarias municipais de saúde dessas cidades fazem a coleta dos exames e o IFMT faz as análises. Com capacidade de realizar três mil testes de Covid-19, o laboratório pode dobrar a capacidade, dependendo da demanda e do aporte de mais recursos para compra de reagentes. A criação do laboratório é uma parceira do IFMT com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, prefeitura de Paranaíta e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta.

O IFMT de Alta Floresta também já produziu 10 mil litros de álcool em gel e álcool líquido 70%, distribuídos para diversas instituições do Estado e também realiza outros projetos de combate à pandemia, como a fabricação de máscaras e auxílio às empresas.


1 COMENTÁRIO:







Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site. Clique aqui para denunciar um comentário.

Arilson Hoffmann  31-07-2020 17:28:31
Parabéns Julio e equipe. IFMT Alta Floresta trabalhando com e para a comunidade.

Responder

0
0

MATÉRIA(S) RELACIONADA(S)




VÍDEO PUBLICIDADE