23 de Abril de 2025
facebook twitter instagram youtube

CIDADES Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2024, 19:58 - A | A

25 de Janeiro de 2024, 19h:58 - A | A

CIDADES / NO SÁBADO, 27

Cuiabá terá "Dia D" para testagem da Covid-19 em unidades de saúde

Aline Almeida
Única News



(Foto: Reprodução)

covid 19.jpg

 

Unidades públicas de saúde em Cuiabá realizam neste sábado (27) o 'Dia D' para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2,  a testagem da Covid-19. A ação ocorre das 7h30 às 16h30. A preocupação surge em especial pelo fato que em Mato Grosso foi detectada a nova subvariante J.N 2.5, que é uma variante da Ômicron, sendo esse o primeiro registro no Brasil.

A oportunidade estará disponível para pessoas sintomáticas e assintomáticas, ou seja, pessoas que tiveram contato com outras que estão com Covid, mas não manifestaram os sintomas. Para realizar o teste rápido qualitativo para detecção de antígenos do vírus SARS-CoV-2, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde o material estará disponível, sendo: UBS Alvorada, UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Industriário I e II, UBS Santa Terezinha e a UBS Clínica da Família.

Em algumas dessas Unidades, haverá também disponibilidade de vacinas para imunização contra a Covid. No caso, a UBS Lixeira, UBS Nico Baracat, UBS Santa Terezinha, UBS Alvorada e a Clínica da Família.

Portanto, apenas a UBS Jardim Industriário I e II não fornecerá a vacinação para Covid, oferecendo apenas a testagem para a doença. Não há limite de idade para realizar o teste. 

 

Com a circulação da nova variante, nesta semana, o Ministério da Saúde trouxe algumas recomendações, veja abaixo:

-Manter o esquema vacinal disponível contra a Covid-19 é importante. Ressalta-se a importância da dose de reforço para indivíduos com 60 anos ou mais e para aqueles com 12 anos de idade ou mais, que tenham recebido a última dose.

-Outras medidas incluem evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença, lavagem frequente das mãos, preferencialmente com água e sabão, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente. O uso de lenço descartável para higiene nasal é recomendado, cobrindo nariz e boca ao espirrar ou tossir, e higienizando as mãos após.

-É importante evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca, além de não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos e copos. Manter os ambientes bem ventilados também é aconselhado.

  ENTRE EM NOSSO CANAL AQUI  

RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS NO WHATSAPP! GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia