Cuiabá, 14 de Maio de 2024

CIDADES Terça-feira, 06 de Outubro de 2020, 10:34 - A | A

06 de Outubro de 2020, 10h:34 - A | A

CIDADES / PATRIMÔNIO DESAPARECIDO

Escultura Wlademir Dias-Pino some e Prefeitura providencia réplica

Vithória Sampaio
Única News



A Prefeitura de Cuiabá confirmou, por meio de nota, que o monumento de Wlademir Dias-Pino, a conhecida “Árvore de Todos os Povos”, em homenagem ao escritor Silva Freire, desapareceu. A obra estava guardada na Secretaria de Segurança Urbana depois de ter sido substituída por uma fonte coberta de pássaros na Praça 8 de Abril, na região central de Cuiabá. A praça passou por revitalização em 2019 e foi reinaugurada em dezembro daquele ano, com investimento de R$ 400 mil.

Segundo a Prefeitura, uma nova réplica será providenciada para ser recolocada na praça ou em outro espaço. O Executivo Municipal também estuda uma forma de homenagear o saudoso artista Adir Sodré, que também possuía um painel no local, mas faleceu em agosto, antes que pudesse refazê-lo.

Wlademir Dias Pino, criado em Cuiabá, foi um grande poeta visual, fundador do movimento pioneiro de poesia experimental na década de 40. O artista é reconhecido internacionalmente por sua arte.

A escultura “Árvore de Todos os Povos” é fruto de um Movimento do Intensivismo e surgiu como resultado de uma nova intencionalidade plástica, artística e literária, ocorrida em Cuiabá entre as décadas de 1940 e 1950.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

GRUPO 1  -  GRUPO 2  -  GRUPO 3

Comente esta notícia